EUA: Bombeira negra processa cidade da Flórida que a retratou como mulher branca

Publicado em 10/10/2021 às 11:20

Compartilhe

99833


source
Bombeira negra processa cidade da Flórida que a retratou como mulher branca
Reprodução/Corpo de Bombeiros

Bombeira negra processa cidade da Flórida que a retratou como mulher branca

Latosha Clemons, primeira bombeira negra do município de Boynton Beach, na Flórida, nos Estados Unidos , processou a cidade em US$ 100 mil por difamação e negligência após a prefeitura local divulgar um mural que a retratava como mulher branca. As informações são do jornal Daily Mail.

Além de primeira profissional negra da categoria, Latosha também se tornou a primeira negra a ocupar o cargo de subchefe 20 anos após ingressar na instituição, em 1996.

Na ação, Clemons alega que “ser retratada como branca não era apenas uma falsa apresentação, era também uma representação que desrespeitava completamente tudo o que a primeira bombeira negra da cidade havia realizado”. O documento alega, ainda, que Latosha sofreu “danos mentais, emocionais, dor e sofrimeno e danos à reputação pessoal e profissional”.

Encomendado pela primeira vez pela prefeiura local em 2019, o mural foi apresentado no dia 3 de junho de 2020 no novo espaço do corpo de bombeiros da cidade. A arte não apenas retratou Clemons como branca, como também o ex-chefe dos bombeiros de Boynton, Glenn Joseph – negro que também foi representado como homem branco.

Leia Também

O mural foi retirado no dia seguinte após forte indignação do público local. Lori LaVerriere, gerente municipal de Boynton Beach, demitiu o gerente de artes públicas da cidade, Debby Coles-Dobay.

“Peço desculpas sinceramente por isso ter ocorrido e tomarei todas as medidas necessárias para garantir que isso nunca aconteça novamente”, afirmou LaVerriere.


Em entrevista para o jornal Palm Beach Post, Clemons exigiu respostas sobre a produção do mural. “Estou ferida. Estou desapontada. Estou indignada. Tem sido meu coração, minha alma e minha força vital servir à comunidade onde cresci. Isso está além do desrespeito e basicamente quero saber por que isso aconteceu.”

Fonte: IG Mundo

Veja também

Acidente na Curva da Morte

Curva da Morte volta a se palco de acidente grave em Domingos Martins

114668

Inflação do aluguel, IGP-M sobe 1,82% em janeiro

114666

Homem sobrevive ao pular do 9º andar de prédio e atingir carro na rua

114664

África: países afetados pela tempestade Ana totalizam 86 mortos

© Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ/Direitos Reservados

Na volta ao circuito mundial, Rafaela Silva é ouro em Portugal

Bares-e-restaurantes-vao-ex

Bares e restaurantes vão exigir passaporte da vacina no Espírito Santo

114656

Brasil reduzirá IOF de transações com moeda estrangeira ainda este ano

Homem-sofre-infarto-em-Mare

Homem sofre infarto em Marechal Floriano e é transportado de helicóptero para hospital