Estudantes esbanjam criatividade e consciência ambiental durante evento escolar em Domingos Martins
Publicado em 15/08/2023 às 08:47

A 1ª Mostra de Empreendedorismo Sustentável da EMEF Santa Isabel é a prova de que o agronegócio está vivo em Domingos Martins e que tem potencial para gerar emprego, renda e fortalecer a agricultura familiar, desenvolvendo economicamente a região rural para além do turismo de massa na temporada de inverno.
A iniciativa e fruto do Agrinho, um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais. O programa é realizado em todo o Estado. Seu objetivo é contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.
Visando o desenvolvimento sustentável das propriedades agrícolas de toda a região por meio da agregação de valor, aplicação de novas tecnologias e sustentabilidade, os alunos do 4º ano da escola de Domingos Martins, orientados pela professora Larissa, e dos 6º, 7º, 8º e 9º anos orientados pela professora Elisângela, desenvolveram e apresentaram projetos promissores, que transformam professores e alunos em agentes transformadores nas comunidades onde vivem.
No evento, realizado no início do mês, além dos projetos de cada turma, também houve apresentações artísticas dos alunos e assessoramento de negócios oferecido pelos parceiros: Sicoob, Sebrae e Biscoitos Kebis.
O prefeito Wanzete Krüger prestigiou o evento junto aos secretários de Meio Ambiente, Thairine Klein Gilles; de Panejamento e Desenvolvimento Urbano, Danielle da Silva Araújo de Carvalho; de Desenvolvimento Rural, Rogério Manzoli e da Fazenda, Franva Antônio Silva Cardoso. Também estiveram presentes os vereadores Johnei Degen e Lorraine Maria Lampier Pimenta.

Quanto aos trabalhos desenvolvidos pelas crianças, os estudantes do 4º ano falaram sobre a importância da agricultura familiar. Eles montaram um estande usando o milho verde como exemplo de cultura versátil, demonstrando essa característica com diversos pratos feitos a partir do grão, como bolos, papa, polenta e pães.
O 6º ano produziu compostagem, um adubo natural feito a partir de matéria orgânica que seria descartada. A compostagem produzida pelos alunos foi utilizada no cultivo de uma horta orgânica, cujos produtos foram comercializados pelo 9º ano em seu plano de negócios que incentiva a venda e o consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos.
O 7º ano criou a cooperativa estudantil “Banana Split”, que explora todas as possibilidades da banana, importante cultura agrícola do município. Os estudantes criaram um plano de negócios com direito à criação de uma mascote, estratégia de marketing e diversos subprodutos que foram colocados à venda pela turma.

Já os jovens do 8º ano criaram a agência de turismo rural “Montanhas Tour” e desenvolveram uma plataforma digital para que viajantes possam descobrir, conhecer e saber detalhes sobre cada atrativo turístico da região, que vão muito além dos pontos mais conhecidos. A agência conta, inclusive, com ideias de translado e planejamento de marketing.
A iniciativa de auxiliar e orientar os produtores rurais sobre a importância da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) dos também alunos do 9º ano, sob orientação da professora Yasnaia, também esteve presente no evento com consultorias e palestras sobre regularidade fiscal.
Texto: Asscom/PMDM