Estudante rompe a barreira do autismo e lança seu primeiro livro em Marechal Floriano

Publicado em 03/08/2023 às 17:39

Compartilhe

talentos-jovens

Kássio Barreiros Paiva/ Foto: Diivulgação

Rompendo as barreiras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, o jovem estudante Raick Gromelih Martins, de Marechal Floriano, realizou seu sonho de lançar um livro autoral, “O Rei do Novo Sol”.

Autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento e que apresenta manifestações comportamentais atípicas, algumas vezes com déficits na interação social e comunicação, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, e muitas vezes altas habilidades em diversas áreas do conhecimento. E foram justamente essas habilidades diferentes que levaram ao jovem a descobrir o talento de escrever.

Atualmente, o escritor iniciante é estudante EEEFM Emílio Oscar Hulle, em Marechal Floriano, e foi através do projeto “Em Busca de Talentos”, criado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), que seu livro se tornou realidade.

Segundo a assessora de programação cultural da Sectur e idealizadora do projeto, Sandra Helena Klein Bertollo, o projeto foi criado em 2019. “Devido à pandemia de Covid-19, não pudemos prosseguir, mas retomamos nesse ano, com cinco livros publicados nas plataformas digitais Amazon e Clube de Autores, sendo que o livro do Raick foi o quinto a ser publicado, e já está concorrendo a um prêmio de R$ 30 mil na Amazon, que será distribuído entre os demais autores, com uma participação de R$ 2 mil para cada um”, destacou. 

Ainda de acordo com Sandra, o objetivo geral do projeto é o desenvolvimento do vocabulário. “A leitura é um instrumento chave para alcançar as competências necessárias, e uma vida de qualidade no processo de educação, desenvolvimento do amor pela leitura, incentivo a produções orais e escritas, descobrimento de talentos, e o gosto pelas artes. Além das obras publicadas, já tem mais seis a serem lançadas, em processo de correção. Será mais uma oportunidade de disseminar a cultura e arte florianense pelo mundo”, afirmou.

No último dia 25 de julho, Dia do Escritor, o jovem escritor recebeu o reconhecimento pelo seu talento, com o Título de Honra ao Mérito, recebido diretamente das mãos do vereador Luciano Navarro Bueno Menendes, e da diretora da escola, Lúcia Helena, na Câmara Municipal de Marechal Floriano.

Veja também

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo

policia-14-06-moto-roubada-mf

Motocicleta é furtada em Marechal Floriano e vítima diz que vai mudar de cidade

capa-coluna-vida-saudavel-2

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

politica-14-06-ft-assessoria-Janete-de-Sa-Desportiva-Ferroviaria

Estádio da Desportiva Ferroviária poderá se tornar patrimônio cultural material do Estado

mundo-14-06-ft-Divulgacao-Queen-Elizabeth-Hospital-vacina-cancer

Vacinas contra o câncer estão em testes no Reino Unido