Estalar as costas faz mal? Descubra se o hábito prejudica a coluna

Publicado em 13/03/2021 às 13:53

Compartilhe

Estar ativo o tempo todo tem um preço alto para o corpo. Passar horas e horas trabalhando ou realizar atividades desgastantes todos os dias pode acabar causando uma sensação desconfortável. As articulações ficam tensas e doloridas e aquela vontadezinha de se torcer e virar até estralar as costas vem com tudo, não é mesmo? E após estalar as articulações automaticamente o corpo fica mais relaxado e menos tenso e ai sempre que a tensão volta a dar as caras você acha que estalar as costas é uma boa alternativa para aliviar o incomodo, mas será que é mesmo?

De acordo com o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, de maneira geral não há problema em estalar as costas, mas ainda existem alguns mitos que cercam a ideia de que estalar as costas pode ser prejudicial à coluna, um deles é que estalar as articulações pode ocasionar a artrite e Bernardo afirma que isso não é comprovado cientificamente. Estalar as costas durante a gravidez também não tem problema, desde que seja feito com cuidado. “A grávida precisa estar ciente de que o desconforto que ela sente nas costas pode ser devido ao peso e à posição do bebê na barriga. Evite sempre torções ou movimentos que pressionem seu abdômen”, orienta o especialista e diretor clínico do Instituto Trata e do ITC Vertebral, unidades de Guarulhos.

Mas é preciso se atentar, o fisioterapeuta explica que, de maneira geral, lesões não são comuns ao estalar as articulações, mas é possível se machucar quando utilizado muita força ou pressão ao estralar as costas ou então fazê-lo com bastante freqüência. “Isso a longo prazo pode causar um desgaste nas articulações, causando tensão, inchaço e até mesmo uma pequena lesão”, explica. Realizar esse ‘estalo’ mais de uma vez por dia pode não ser a opção mais saudável a longo prazo, por isso a dica que o especialista em fisioterapia músculo esquelética dá é: realizar alongamentos e exercícios suaves que ajudem a melhorar a força, a flexibilidade e a postura ao invés de ficar sempre estralando as costas.

Agora atenção: não estale suas costas se você estiver se recuperando de uma lesão ou se estiver sentindo dor ou inchaço. “Também evite estralar as articulações se você tiver osteoporose severa, câncer espinhal, alto risco de acidente vascular cerebral, ou uma anomalidade óssea da parte superior do pescoço”, aconselha  Bernardo Sampaio.

Resumindo, estalar suas próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas, estalar essa articulação com muita frequência, força-la e colocar muita pressão na hora do estalo. “Realize alongamentos e exercícios que ajudem a sua coluna a tornar-se mais saudável. Marque uma consulta com um especialista se tiver sintomas graves, recorrentes ou de longa duração”, finaliza.

Veja também

desaparecidoem mf

Mãe de Marechal Floriano procura filho de 16 anos desaparecido há 3 meses

combate crimes ambientais

Operação combate crimes ambientais no entorno do Parque Estadual de Itaúnas

cafezal

Produção de café em 2024 é impactada pelo clima e totaliza 54,2 milhões de sacas

sedu inicia segunda chamada

Sedu inicia chamamento dos alunos da lista de suplência em escolas com vagas disponíveis

_d6a0218

Delegação da ONU acompanha preparativos para a COP30 em Belém

40847960702_c806f0c561_k-1

Governo do Estado inicia restauração das pinturas da Igreja Matriz de Castelo

9C638202-0D4E-4E25-9D6A-DD58AC9ADCAD-555-0000003FF49F06AF

Secti anuncia os primeiros editais do Programa Qualificar ES para 2025

{6DBA735D-CDA3-CDAA-DECB-BD12AC361A45}

Prefeitura de Alfredo Chaves concede auxílio-transporte para estudantes do município