Estados Unidos pede apoio da ONU em resolução para cessar-fogo em Gaza

Publicado em 22/03/2024 às 10:43

Compartilhe

american-flag-front-building

Foto: Freepik

Os Estados Unidos vão pedir ao Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira (22), que apoie a resolução sobre o cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza , além de um acordo para a libertação de reféns.

Nate Evans, porta-voz da missão dos EUA nas Nações Unidas, declarou na quinta-feira que a resolução é resultado de “muitas rodadas de consultas” com os 15 membros do Conselho de Segurança. 

Para uma resolução ser aprovada no Conselho de Segurança da ONU, é preciso que ao menos nove países votem a favor e não haja nenhum veto dos que têm direito à negativa, como os EUA, França, Grã-Bretanha, Rússia e China.

Segundo a agência de notícias Reuters, o texto pede um “cessar-fogo imediato e sustentado”, que deve durar até seis semanas, com inclusão de proteção aos civis para entrega de ajuda humanitária.

A resolução ainda apoia as negociações mediadas pelos EUA, Egito e Catar sobre um cessar-fogo e acentua que a trégua deve intensificar os esforços para uma “paz duradoura”.

Os Estados Unidos são aliados de Israel, apesar de terem mudado o tom em relação à guerra nas últimas semanas. Anteriormente, eles vetaram resoluções de outros países sobre o conflito.  Um dos textos vetados foi feito pelo Brasil, em outubro de 2023.

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken ressaltou que apoia Israel e seu direito de contra-ofensiva. 

“Esperamos sinceramente que os países apoiem isso. Penso que isso enviaria uma mensagem forte, um sinal forte. Mas, claro, apoiamos Israel e o seu direito de se defender”, disse Blinken.

No começo de março, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que a abordagem do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu , em Gaza, pode arruinar a imagem do país, dizendo que “ele está prejudicando Israel mais do que ajudando” . Além disso, o líder norte-americano pediu um cessar-fogo imediato.

O conflito entre Israel e Hamas, que vai completar seis meses em abril, já deixou mais de 32 mil mortos do lado da Palestina e 1.200 mortos do lado israelense. Ainda, mais de 70% do território de Gaza já foi destruído por causa da guerra.

Fonte: Portal IG

Veja também

capa

Moradores relatam quebras constantes de ônibus da Cordial em Domingos Martins

capa

Comunidade em Marechal Floriano se despede de Dona Pixula, símbolo da cultura local

84103

Março azul: Hospital Dório Silva reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal

corpo_48393_CoronelWeliton2025EllenCampanharo

Projeto de Lei propõe regulamentação para circulação de cães policiais e bombeiros no ES

WhatsApp Image 2025-03-27 at 17.06.05

Forças de Segurança deflagram Operação Estado Presente no noroeste do Estado

DP Marechal Floriano

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Marechal Floriano

{DACDEEC1-EBAB-A3C4-152A-AADDBA42B1EC}

Alfredo Chaves abriga o polo nacional de pesquisa sobre o maruim

1765

Chocolates artesanais feitos com cacau capixaba encantam turistas com o apoio do Senar-ES