Estado tem mobilização nacional da Campanha de Multivacinação

Publicado em 05/09/2023 às 10:46

Compartilhe

vacinacao-freepik

Foto: Freepik

O lançamento oficial da Campanha Nacional de Multivacinação no Estado, promovida pelo Ministério da Saúde, aconteceu, nesta segunda-feira (04), na Unidade de Saúde de Boa Vista II, na Serra, e contou com a presença de representantes do órgão federal; da primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, além de autoridades nacionais voltadas ao fortalecimento da imunização.

A Campanha de Multivacinação teve início no dia 26 de agosto no Estado, com dia D no sábado (02), e termina no próximo dia 16 de setembro. Para este ano, o Ministério da Saúde definiu um calendário diferente para a campanha, não mais único em todo País, como antes, mas seguindo o calendário das ações de microplanejamento nos estados. O órgão federal tem realizado visitas aos estados brasileiros para abertura oficial com uma mobilização nacional em prol da vacinação. O Espírito Santo é o nono estado a receber a visita do Ministério.

O evento desta segunda-feira contou com a presença da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, do Ministério da Saúde; e da presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo.

De acordo com a secretária Ethel Maciel, a vinda de representantes do Ministério da Saúde ao Estado representa também um momento importante para trabalho conjunto entre o governo federal, estadual e os municípios pela vacinação. “Estamos juntos nessa jornada para recuperação das coberturas vacinais. O Espírito Santo é o nono estado que o Ministério está presente, em um trabalho com as unidades federadas para ver as dificuldades e trabalharmos juntos para podermos mudar esse cenário tão triste no País de pessoas morrendo de doenças que podemos prevenir”, salientou Ethel Maciel.

Durante a abertura, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, ressaltou o empenho do Governo do Estado na recuperação das coberturas vacinais e celebrou o dia tão importante. “É um movimento nacional pela vacinação, e precisamos levar aos amigos, familiares e conhecidos a importância de se vacinar. Estamos com a campanha da multivacinação em andamento e me perguntaram se há um número ideal para receber as vacinas. E eu sempre falo que todos possíveis, nossos esforços são para vacinar 100% da população, afirmou.

O evento contou com a presença da primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, que é embaixadora da vacina no Estado – título dado pela médica Margareth Dalcolmo devido ao seu papel de inspirar confiança nas vacinas e encorajar pais e mães a vacinarem seus filhos contra doenças imunopreveníveis. “Imunizar para humanizar. A vacinação é um ato de carinho, de cuidado e conforto. Era assim que nossos pais faziam com a gente e agora como pais e avós, temos que cuidar, dando continuidade a essa prática”, disse.

Já a médica pneumologista Margareth Dalcolmo afirma que a vacina faz a diferença na saúde da população. “Sabemos que um gesto simples como aplicar uma vacina efetivamente salva a vida e faz a diferença. Já tivemos uma pequena vitória e alegria para compartilhar com vocês. Estamos conseguindo alcançar a cobertura da BCG que protege nossos recém-nascido. Isso é algo muito importante e o Brasil precisa se orgulhar”, frisou.

Participaram do evento também, o superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Luiz Carlos Reblin; a promotora de Justiça, Innês Thomé Poldi Taddei; o deputado federal Gilson Daniel, representando a bancada federal capixaba; e a secretária municipal de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra.

Campanha de Multivacinação

A Campanha de Multivacinação no Espírito Santo acontece até o dia 16 de setembro, com a oferta de 17 imunizantes de rotina, além das doses da Covid-19 e Influenza, aos público-alvo. A campanha é uma oportunidade de colocar em dia a situação vacinal de crianças e adolescentes, de zero a menores de 15 anos, que estejam em atraso com o esquema vacinal, garantindo a proteção contra doenças imunopreveníveis.

Até a manhã desta segunda-feira (04), 40.408 mil doses já haviam sido aplicadas na Campanha de Multivacinação (das 17 doses de rotina ofertadas), segundo dados do Sistema Vacina e Confia, sendo 33.225 doses aplicadas em crianças de 0 a 9 anos e 7.183 em adolescentes de 10 a menores de 15 anos. Durante o dia D, que aconteceu no último sábado (02), 12.777 doses foram aplicadas em um único dia.

Durante toda campanha serão ofertadas vacinas BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela, Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.

Fonte: Governo ES

Veja também

cultura-18-04-ft-div-gov-es

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos conectando público com gastronomia, música e cultura

geral-18-04-ft-negocio-rural

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

brasil-18-04-ft-flipar

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

geral-18-04-freepik-dinheiro

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

turismo-18-04-ft-div-setur

Rota dos Sabores mostra a diversidade gastronômica do Espírito Santo

arte-e-cronica

Crônica: Quais suas prioridades?

policia-17-04-ft-policia-amb

Polícia Ambiental flagra atividades de terraplanagem sem licença ambiental na Região Serrana

brasil-17-04-ft-div-portal-ig

Ministério Publico apura se o PCC está infiltrado na saúde pública de São Paulo