Estado recebe doação com mais de 60 mil kits de testes de captura de antígeno para auxiliar no enfrentamento da Covid-19

Publicado em 22/02/2021 às 18:58

Compartilhe

O Governo do Estado receberá, nesta semana, a doação de 62.400 mil unidades de kits de testes de captura de antígeno, uma metodologia de exame imunocromatográfico rápido, que avalia a presença de proteínas virais do SARS-CoV-2 no organismo, para auxiliar no enfrentamento à pandemia e investigação de casos de infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19).

A doação é feita pela Organização Pan-Americana da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde e será entregue à Secretaria da Saúde (Sesa), que realizará a distribuição a toda rede hospitalar própria, aos pontos de atenção de urgência e emergência pré-hospitalar e aos municípios, além de realizar os treinamentos nos municípios e na rede de atenção para iniciar a incorporação da testagem no Estado.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (22) pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa. “O Estado passará a incorporar os testes de captura de antígenos na investigação dos casos suspeitos de Covid-19. É um teste que possibilita que o resultado da investigação da suspeita clínica possa ocorrer em até 30 minutos após a coleta do SWAB nasal. Isso permitirá que toda dúvida diagnostica, especialmente de casos mais graves atendidos nas redes de urgência e emergência, possam ter diagnóstico rápido e oportuno, podendo dirigi-los à internação em unidades de referências aos pacientes respiratórios”, destacou o secretário.

Na rede Estadual, a testagem de captura de antígeno tem início esta semana. Ainda segundo o secretário Nésio Fernandes, o Estado está realizando também a licitação de 250 mil testes de antígeno para reforçar a sua incorporação na Atenção Primária em Saúde.

“Estamos atualizando a agenda de resposta rápida da Atenção Primária em Saúde. Preparamos uma nova condição, com atualizações de estratégias para enfrentar a sazonalidade das doenças respiratórias, para que possamos trabalhar com condições diferentes daquelas que tínhamos de disponibilidade tecnológica no início da primeira onda”, disse.

Veja também

Ação Afemor capa ok

Quase 100 voluntários preparam milhares de marmitas em Pedra Azul para atingidos pelas chuvas

Ponto Alto - Evaldo Teixeira - Domingos Martins Visto do Alto

Ponto Alto recebe obras de melhoria no sistema de esgoto e trânsito terá mudanças

policia-28-03-midias

Policial militar é afastado das funções após abordagem a casal em Domingos Martins

turismo-28-03-budda-ft-divulgacao

Descubra 7 passeios para uma Semana Santa memorável no Espírito Santo

geral-28-03-chocolate-freepik

Consumidores pagam mais de 50% de impostos nos produtos da Páscoa

geral-28-03-freepik

IEMA inclui novos serviços em formato digital a partir de 1º de abril

agro-28-03-incaper

Ações para ampliar sustentabilidade na cafeicultura capixaba devem alcançar 8 mil propriedades até 2026

cultura-27-03-ft-divulg-gov-es-reis

Festival em Marechal Floriano resgata Terno de Reis do Bom Jesus, desativado há seis décadas