Estado oferta novo serviço para crianças com alergia à proteína do leite de vaca

Publicado em 27/06/2021 às 11:07

Compartilhe

estado-faz-servico-para-criancas-com-alergia

O Sistema Único de Saúde capixaba incorporou mais um serviço importante ao Espírito Santo e ao cuidado da saúde infantil. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF), iniciou o serviço de Teste de Provocação Oral (TPO) para diagnóstico precoce de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV).

O novo serviço, que teve início dos trabalhos na última quarta-feira (16), é ofertado no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, que conta com uma equipe interdisciplinar entre gastroenterologista e alergista pediátricos, nutricionistas, para condução adequada do processo.

“Mais que dispensar as fórmulas nutricionais, o objetivo é proporcionar um serviço de qualidade, que vai desde o diagnóstico e local adequado para o teste, até a alta no momento correto, dando ainda mais qualidade de vida ao paciente e à família”, informou a nutricionista da Gerência de Assistência Farmacêutica, Giuliana Rizzo.

O acesso ao novo serviço acontece por meio da Farmácia Cidadã Estadual. Para todas as solicitações de fórmulas infantis especiais nas 13 unidades das Farmácias, os pacientes de até 24 meses serão avaliados e, quando indicado, encaminhados ao Himaba.

Serão disponibilizados 80 atendimentos por mês, com média de 16 atendimentos por semana.

Após o TPO, caso a criança não apresente nenhum sintoma imediato, a mesma retornará sete dias após para avaliação de sintomas tardios e conclusão do tratamento. No caso de TPO positivo o paciente também retornará para reavaliação de acordo com a indicação médica. As fórmulas nutricionais para a Alergia à Proteína do Leite de Vaca serão dispensadas aos casos positivos.

Teste regulamentado em Portaria
O serviço de Teste de Provocação Oral (TPO) disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde capixaba é uma das atualizações dos Protocolos Estaduais para fornecimento de fórmulas nutricionais, publicada por meio da Portaria Nº 098-R de 13 de maio de 2021.

A partir desta atualização, passa a ser obrigatória a realização da avaliação e da realização do TPO na rede pública estadual, em pacientes com indicação estabelecidas, como a suspeita da Alergia à proteína do Leite de Vaca (APLV). Pacientes com contraindicação médica não serão submetidos ao teste.

“Esse serviço surgiu a partir da necessidade de ampliarmos a atenção ao portador de APLV, da complexidade do diagnóstico e da evolução desta doença. Assim, idealizamos um projeto que pudesse viabilizar assistência adequada a esses pacientes, com profissionais especialistas capacitados no tratamento de alergia alimentar e um local equipado para a sua condução”, explicou a gerente Estadual da Assistência Farmacêutica, Maria José Sartorio.

HIMABA será referência estadual em TPO
O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (HIMABA), administrado pelo Instituto Acqua, com a inserção de mais um novo serviço passará a ser a referência estadual na realização do Teste de Provocação Oral (TPO) para diagnóstico precoce de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV).

O serviço é disponibilizado às crianças de até 24 meses de norte a sul do Estado, mediante encaminhamento realizado pelas Farmácias Cidadãs Estaduais.

O exame é o método considerado padrão ouro para estabelecer o diagnóstico de APLV, que deverá ser realizado após dieta de exclusão total da proteína do leite de vaca. Este teste consiste na oferta progressiva do alimento suspeito, após um período de exclusão, em doses frequentes e intervalos regulares, com concomitante monitoramento médico de possíveis reações clínicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

mosquito-1

Conheça algumas particularidades do mosquito Aedes aegypti

Colunas-Montanhas2_seus-direitos

Humanização das relações no ambiente de trabalho

sapateiro sumido

Após sete dias desaparecido, homem reaparece na casa de filha

WhatsApp-Image-2021-07-30-at-09.40.42

Plantio de flores será concluído hoje ao lado da antiga estação ferroviária de Marechal Floriano

WhatsApp-Image-2021-07-30-at-08.07.18

Em menos de 24 horas, Polícia Militar prende suspeito de ter matado uma mulher em Afonso Cláudio

bate-papo-mc

Merecemos a medalha de ouro? – BPM #06

WhatsApp-Image-2021-07-29-at-11.08.49

Ônibus e micro-ônibus de turismo estão proibidos na Rota do Lagarto aos finais de semana e feriados

WhatsApp-Image-2021-07-29-at-10.25.36

Família oferece R$ 200 de recompensa para quem achar cão desaparecido