Estado lança plataforma para fomentar melhores práticas em meio ambiente, responsabilidade social e governança

Publicado em 20/03/2022 às 10:45

Compartilhe

estado-lanca-plataforma-do-meio-ambiente

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (18), o lançamento do Portal ESG ES. A sigla “ESG” – Environmental, Social e Governance – se refere às melhores práticas em responsabilidade ambiental, social e em governança de uma instituição. O anúncio foi realizado durante o III Fórum Brasil GRC – Governança, Riscos e Compliance, que acontece em Vitória, com o apoio institucional da Secretaria de Controle e Transparência (Secont).

Com a publicação do Portal ESG ES, o Governo do Espírito Santo reafirma o seu compromisso com essa temática, que envolve, entre outros valores, a priorização da transparência e do combate à corrupção. O Portal pode ser acessado no endereço https://portalesg.es.gov.br/. A página traz todos os projetos estratégicos do Governo classificados na Agenda ESG. Ao adotar essa agenda, as empresas e o poder público entendem quais os seus impactos na sociedade e se comprometem a adotar as melhores práticas de gestão na tomada de decisões.

Para a classificação, foram utilizados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030.

“O tema ESG já está presente em muitas empresas, que já adotam essa prática em sua gestão, e a administração pública precisa estar atenta a isso. O Portal ESG ES é uma forma de fazer o lançamento de todas as nossas iniciativas, de realizar o acompanhamento e também dar à sociedade a oportunidade de nos acompanhar. É isso que estamos fazendo na gestão da pandemia, por exemplo”, afirmou Casagrande.

O governador ressaltou que o Espírito Santo é o primeiro colocado em transparência no Brasil e também na aplicação dos recursos públicos para o combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Temos várias iniciativas importantes nesta agenda. Aderimos à campanha Race to Zero, da ONU, e estamos elaborando o nosso Plano de Neutralidade de Carbono”, destacou.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ressaltou que o Estado deu o pontapé inicial na pauta ESG. “Estamos lançando um Portal em que a declaração ESG do Estado é dada, inventariando todos os mais de 300 projetos estratégicos do Estado à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estamos em um momento em que o mundo privado e as instituições públicas buscam o crescimento e o aprendizado nesta área. Estamos criando um dever de casa para colocarmos a mão na massa. A gestão pública tem o papel fundamental de fomentar as bases desta cultura”, explicou Edmar Camata.

O trabalho foi realizado em parceria entre a Secont, a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest). O objetivo é fomentar a adoção da Agenda ESG no Estado, tanto por parte das instituições públicas quanto pelas empresas.

Sobre o Fórum


O III Fórum Brasil GRC – Governança, Riscos e Compliance é um espaço de debates, de geração de ideias e de construção de iniciativas que possam contribuir para a criação e consolidação de iniciativas inovadoras, além do compartilhamento de experiências, com vistas ao aprimoramento de compliance, gestão de riscos e modelos de governança. O tema deste ano é “GRC e o Mundo na Perspectiva ESG”.

A programação segue até o final da tarde desta sexta-feira, reunindo lideranças do Estado e palestrantes de renome nacional, visando ao debate, à geração de ideias, networking e à construção de iniciativas inovadoras.

Também participam os secretários de Estado Álvaro Duboc (Governo) e Marcelo Altoé (Fazenda); o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário; o secretário-geral do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), promotor de Justiça Francisco Berdeal; o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle; e o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Coelho.

A primeira palestrante será a empresária Luiza Trajano, presidente do Conselho do gigante do varejo, Magazine Luiza, com a palestra “Quem não entrar no ESG não tem mais valor no mercado”.  No final da tarde, o secretário Edmar Camata fará a moderação no Painel “ESG: A Agenda que Faltava na Gestão Pública”, que terá a participação de Aline Oliveira, líder de Mensuração e Avaliação de Impacto da Seall, e Lucas Cepeda, coordenador de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secont

Veja também

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025

capa

Acidente com carreta mata jovem e deixa pai em estado grave na BR-262, em Domingos Martins

WhatsApp Image 2025-07-17 at 15.22.28

Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 destaca inovação e sustentabilidade no agronegócio capixaba

2fa9206dc0a1aac38a9fb97394a4336f_lg_original_

Senar-ES abre processo seletivo com vagas para nível médio e superior em vários municípios

{CE3EACD5-CC8C-626D-C78D-4BE32D13EAAD}

Conheça as candidatas à Rainha e Princesas da 50ª Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves