Estado do Espírito Santo marca o Dia Mundial do Leite com metas para duplicar a produção até 2032

Publicado em 02/06/2025 às 09:09

Compartilhe

PECUARIA_LEITE_ENVATO-1024x576

Foto: Envato

O Espírito Santo celebrou neste domingo (1º) o Dia Mundial do Leite com metas ambiciosas para o setor. Atualmente, o estado produz cerca de 365 milhões de litros de leite por ano, mas o objetivo é quase dobrar esse volume e alcançar a marca de 700 milhões de litros anuais até 2032.

A meta faz parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, conduzido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A iniciativa está alinhada ao Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4) e foca em inovação, sustentabilidade e valorização dos produtos locais.

O plano é estruturado em cinco eixos principais:

  • Agregação de valor, com o fortalecimento de indústrias, cooperativas e queijarias;
  • Tecnologia no campo, por meio da modernização das propriedades para aumento da produtividade;
  • Sustentabilidade, com incentivo a práticas ambientalmente responsáveis;
  • Qualificação, com capacitação de produtores e trabalhadores;
  • Consumo, visando ampliar o mercado interno e valorizar o leite capixaba.

Entre as ações já realizadas, estão a entrega de 110 ensacadoras de silagem, beneficiando mais de 3.500 produtores rurais, e a distribuição de sêmen de touros com genética superior, com foco na melhoria do rebanho e no aumento da produtividade.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a cadeia leiteira tem papel estratégico no agronegócio capixaba. “É uma atividade com alto potencial de geração de emprego e renda no campo. Estamos construindo as condições para que o Espírito Santo se torne referência nacional em qualidade e sustentabilidade na produção de leite”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

Foto_ Bernardo Firme 1.jpg

Marechal Floriano recebe apresentação do Coro Vox Victória, no próximo sábado (28)

045b6b5c-96a5-4988-b526-f1d630dab248

Fruit Attraction São Paulo 2026 começa com participação do Espírito Santo

WhatsApp Image 2026-03-23 at 16.09.14

Romarias da Festa da Penha reúnem fiéis em mais de 600 km a pé, de moto, a cavalo, de bicicleta e pelo mar

WhatsApp Image 2026-03-24 at 11.05.02

Vitória recebe ESTour com 17 operadoras nacionais e foco em negócios para o turismo capixaba

vacas leiteiras- freepik

Evento no Espírito Santo apresenta alternativas para fortalecer a produção leiteira

corpo_50425_MinutoSilenciaLSC

Caso Dayse: deputados atribuem feminicídio ao machismo estrutural

100736

Tuberculose segue como desafio de saúde pública e reforça papel da Atenção Primária no diagnóstico e tratamento

2149079585

Estado inicia envio de doses para Campanha da Influenza nesta segunda-feira (23)