Estado assina Termo de Parceria Técnica para realização dos Jogos Escolares Brasileiros

Publicado em 12/02/2021 às 11:47

Compartilhe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e a Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), assinaram, nesta quinta-feira (11), o Termo de Parceria Técnica, que regulamenta a realização dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) em 2021. O documento também oficializa a participação dos estudantes capixabas na etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), principal competição estudantil do País. A assinatura ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória.

Assinaram o termo que trata das responsabilidades das instituições na execução da competição, o governador do Estado, Renato Casagrande, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, o presidente da Fecade, Lidimar Marquêz, e o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.

Após um hiato de 17 anos, a categoria infantil (12 a 14 anos) dos JEB’s voltará a ser realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). O evento está programado para acontecer entre os dias 29 de outubro e 05 de novembro, no Rio de Janeiro. A etapa juvenil (de 15 a 17 anos) dos jogos, entretanto, seguirá sendo realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), como nos anos anteriores.

“Sempre digo que o esporte traz disciplina, saúde e ajuda na interação social. Além disso, atletas de alto rendimento podem surgir se destacando em competições como esta. Nosso Estado tem muitos esportistas talentosos, medalhistas olímpicos e jogos deste tipo são fundamentais para atrair nossos jovens para a sala de aula. Ainda mais que tivemos um ano difícil por conta da pandemia, que tirou os alunos de dentro da sala de aula. A realização desses jogos – seguindo todos os cuidados e protocolos de biossegurança – será muito importante para que a gente possa ir retomando nossas atividades”, comentou o governador.

A assinatura do termo também foi celebrada pelo secretário Júnior Abreu, que reforçou os benefícios da parceria entre a Fecade e a CBDE para o Espírito Santo. “Estamos acompanhando, desde que a Confederação assumiu o compromisso de realizar os JEB’s, como a entidade vem trabalhando com seriedade para que a competição seja feita da melhor forma possível. Além da parte esportiva, a parceria também trará coisas boas para o Estado, afinal a CBDE já confirmou que custeará todas as passagens aéreas para o evento, algo que não tínhamos nos anos anteriores”, disse.

Os dois subsecretários da Secretaria de Esportes e Lazer, Weverson Meirelles e Dório Belarmino, e o vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, Robson Aguiar, também participaram do ato.

Visita técnica

Além de participarem da assinatura do termo, os membros da CBDE aproveitaram a oportunidade para visitar algumas praias de Vitória, Vila Velha e Serra, locais que podem ser definidos como sede do Campeonato Brasileiro Estudantil de Vôlei de Praia. No município serrano, o encontro contou também com a presença do prefeito da cidade, Sérgio Vidigal.

A competição, que deve ocorrer entre o fim de 2021 e o início de 2022, vai reunir cerca de 400 atletas de todos os estados brasileiros. O presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, elogiou os espaços apresentados pela Sesport e colocou o Espírito Santo na disputa para sediar o torneio.

“A vinda da CBDE aqui no Espírito Santo demonstra a iniciativa de se trazer eventos esportivos para o Estado, nacionais e internacionais. Nos reunirmos com o governador Renato Casagrande é de suma importância, porque demonstra o comprometimento que o Governo tem com o desenvolvimento humano, social e o esporte educacional. A assinatura desse termo proporcionará exatamente isso: o acesso dos alunos atletas do Espírito Santo a uma competição nacional, que também dará vaga aos jogos sul-americanos em dezembro”, comentou Antônio Hora Filho.

Os JEB’s

Os Jogos Escolares Brasileiros de 2021 contarão com disputas em diversas modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling (luta olímpica), ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.

Dessas 17 modalidades, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano. Entre eles estão: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Destinada a atletas escolares nascidos em 2007, 2008 e 2009, os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. A previsão de é que mais de seis mil estudantes participem da competição.

Veja também

DP AFONSO CLAUDIO

PCES prende dois homens por alertarem sobre blitz policial em grupo de mensagens em Afonso Cláudio

2148770394

Problema em rede da Cloudflare derruba sites e portais em todo o mundo

WhatsApp Image 2025-11-18 at 10.50.32

Simpósio INOVAGRO 2025 inicia destacando inovação e sustentabilidade na agropecuária capixaba

Cachorro-cao-saude-pet-Freepik.

Clínicas veterinárias do Espírito Santo passam a ser obrigadas a denunciarem violência contra animais

corpo_49815_ComEducHMR

Educação aprova proposta que estende climatização a escolas municipais

bicicletas elétricas freepik

Governador pede regulamentação sobre o trânsito de ciclomotores, bicicletas elétricas e autopropelidos

Atletas do Campeonato Capixaba de Voo Livre e do 5º Open Monjolo. Foto - Croma Produtora - Marcos Vinicius

Final do Campeonato Capixaba de Voo Livre levou cores e emoção ao céu de Baixo Guandu

IMG_2293 (2)

Gêmeos capixabas conquistam pódios no International Open de Jiu-Jitsu