Estado anuncia nova Companhia da PMES e unidade especializada em proteção à mulher

Publicado em 07/12/2024 às 11:16

Compartilhe

PMES da mulher

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na tarde desta quinta-feira (05), o projeto de Lei Complementar que cria a Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU) e a 6ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar, em Vitória, que terá como responsabilidade territorial a região do Território do Bem. Ambas unidades são da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

“A hora que a gente estabelece uma gestão diretamente ligada ao comando da Polícia, com forte integração entre as instituições e o monitoramento constante dos indicadores de crimes, vamos fortalecendo o Estado por meio de políticas públicas. Estamos atentos ao tema da segurança pública e dos direitos humanos, assim como nas demais áreas. Temos ações integradas entre as pastas. Sabemos que temos muito a avançar, mas precisamos comemorar as conquistas e valorizar esses passos que estamos dando. Vamos fortalecer o trabalho de proteção às mulheres”, pontuou o governador.

O projeto de Lei Complementar também ajusta o quantitativo de soldados da PMES, que está defasado e inviabiliza a realização de concurso público, além de propor o aumento na base da estrutura da carreira de Praças Auxiliares de Saúde. Dessa forma, será possível realizar concurso público para auxiliares de saúde e, assim, garantir a continuidade dos serviços do Hospital da Polícia Militar (HPM). O último concurso para Praças Auxiliares de Saúde foi realizado há 30 anos de modo que, até dezembro de 2026, todos os aprovados no último concurso ingressarão na reserva remunerada.

“É um momento de agradecimento ao governador que vem investindo muito no combate à violência no Espírito Santo. Esses novos anúncios são uma prova disso. O foco é total na redução de mortes de mulheres e no aumento da segurança em áreas de vulnerabilidade social. Temos a chance de fechar mais um ano com recorde de redução de homicídios. Vemos que podemos avançar ainda mais a cada ano, com o programa Estado Presente”, afirmou o subsecretário de Integração Institucional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), coronel Marcio Celante.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, também participou do anúncio. “É um momento histórico para a Polícia Militar. Saímos de 4 mil para 12 mil atendimentos da Patrulha Maria da Penha desde que o governador Renato Casagrande reassumiu em 2019. Isso é um tema difícil e tem que haver um enfrentamento nacional. Uma violência que ocorre entre quatro paredes. O que podemos fazer estamos fazendo, com o trabalho de visitas tranquilizadoras e agora essa estruturação da nova Companhia Independente”, declarou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

ms sus

Ministério da Saúde registra o maior número de cirurgias eletivas da história do SUS

queijo artesanal

Espírito Santo mapeia sabores únicos de seus queijos artesanais

sommerfest

Tradicional Sommerfest de Domingos Martins irá celebrar a cultura alemã

agricultura familiar

Agricultura familiar recebe 37% dos recursos da alimentação escolar no Espírito Santo

parceria para prefeituras capixabas

Governos Federal e do Estado firmam parceria para transformação digital de prefeituras capixabas

exportacao

Espírito Santo atinge marca inédita de 3,6 bilhões de dólares em exportações agrícolas

Camara DM 2

Câmara Municipal de Domingos Martins gastará mais de R$ 3,47 milhões com novos cargos comissionados e outros benefícios

revolver calibre 38

Polícia Militar apreende revólver calibre 38 em abordagem a veículo suspeito