Esporte Clube Araguaya completa 100 anos com partida no Kleber Andrade

Publicado em 21/11/2018 às 15:36

Compartilhe

O time de futebol Esporte Clube Araguaya, do distrito de Araguaia, em Marechal Floriano, completa 100 anos de história. E para comemorar essa data, o time disputará uma partida, no próximo domingo (25), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Grande Vitória, contra o Clube Policarentes Futebol Chopp, do município da Serra. A partida do time Master será às 9 horas e do time Titular será às 10h30.

De acordo com o presidente do clube florianense, Cezar Tadeu Ronchi Junior, o Cezinha, haverá um ônibus saindo de Araguaia, a partir de 7h30, para os torcedores que quiserem acompanhar o centenário time de futebol. O valor da passagem será R$ 25,00. Não haverá cobrança de ingresso para as partidas.

Cezinha contou que vários atletas conhecidos e ex-profissionais jogam no time da Serra, como Paulo Sérgio – goleiro reserva da Seleção Brasileira na Copa de 1982, e com passagens pro vários times nacionais -, além de William Vairo, um dos destaques do futsal capixaba. Recentemente, o Policarentes Futebol Chopp foi campeão mundial na categoria Master acima de 60 anos, no México.

De acordo com o presidente do Araguaya, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes do Estado, homenageará o clube com uma placa em comemoração ao centenário.

Relembrando a história do Araguaya, que possui inclusive um museu no distrito onde o time tem sua sede, Cezinha contou que uma das fotos do acervo mostra a primeira partida do Sport Club Campinho, de Domingos Martins, ocorrida em 1923, quando o time estreante venceu o Araguaya por 4X2.

“O atual uniforme verde e branco do clube foi estreado 1969 e as cores oficiais do clube são usadas até hoje. Nosso museu conta com toda a história do time, seja por meio de fotografias, documentos e troféus. Quando o time foi fundado, em 1918, o nome era Sport Club Araguaya. Somos o time mais antigo do nosso Estado em atividade, fundado por imigrantes italianos e seus filhos”, destaca Cezinha.

O primeiro uniforme do clube, segundo Cezinha, foi trazido do Rio de Janeiro por Rafael Ronchi e seus primos da família Lorenzoni. O uniforme tinha as cores verde, vermelho e branco. “Eles eram tricolores e também essa era uma homenagem às cores da bandeira da Itália”, conta o presidente do time.

Esporte Clube Araguaya completa 100 anos com partida no Kleber Andrade 2Jogadores fundadores do Clube
Rafael Ronchi e Ferdinando Prest (goleiros), Humberto Lorenzoni, Gabriel Bravin Canela, Victorio Bravim Canela (que dá o nome a atual escola), Victorio Scarpat (italiano), Silvestre Celante, João de Bianco Celante, Hugo Lorenzoni, Ivo Lorenzoni, Aníbal Bravin, Eurico Borgo, Alcacio Celante, Luiz Franzotti (que era dono da fábrica de cerveja de Araguaia), Antônio Betona, Paulo Lorenzoni, Argeu Lorenzoni, Victorio Lorenzoni, Honório Reggiani, Mário Reggiani, Antônio Prest, Fiori Prest, Santo Puppin Neto, Hércules Gavi, João Horácio Costa, Fiorino Puppin, ngelo Puppin, Elias Bravin, Benjamin Bravin, Victorio Perin e Luís Perin.

Veja também

desastre-natural

Senado aprova financiamento para prevenir desastres naturais no Estado

bombeiro-militar

Corpo de Bombeiros envia terceira equipe para Rio Grande do Sul

cultura-17-05-ft-di-casa-do-nono

Festa para celebrar uma década da Casa do Nonno em Marechal Floriano

mundo-17-05-ft-div-IFES

Ex-aluno e professores do Ifes recebem prêmio em congresso internacional de fabricação de ferro e aço

saude-17-05-ft-div-vacinacao

Estado inicia distribuição de doses da vacina Spikevax contra Covid-19

politica-17-05-ft-div-portal-ig-acidente-transito

Presidente sanciona com vetos o novo seguro DPVAT

brasil-17-05-ft-divulgacao-RS

Maré meteorológica preocupa o Rio Grande do Sul: ‘Não vimos o pior cenário’

esporte-17-05-PMDM-quadra

Construção de Complexo Esportivo de Santa Isabel entra na fase final