Espírito Santo sedia Convenção Nacional das Operadoras de Turismo pela primeira vez

Publicado em 21/11/2023 às 09:05

Compartilhe

palacio-anchieta-21-11-gov-vitoria

Foto: Divulgação Governo ES

O Espírito Santo vai sediar pela primeira vez um importante evento de turismo. É a Convenção Anual da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), entidade que representa algumas das principais operadoras e marcas de turismo no setor de viagens de lazer no Brasil. O evento, que tem início na próxima quarta-feira (22) e prossegue até domingo (26), vai acontecer em vários locais do Estado.

Simultâneo à Convenção, também ocorre o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24, principal reconhecimento em turismo sustentável no País, devidamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e demais melhores práticas nacionais e internacionais. 

A Convenção Anual Braztoa vai ser aberta na quarta-feira (22), às 17 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. Serão realizados no local o “Seeds”, um ciclo de palestras com debates e dinâmicas sobre turismo. Após o Seeds, acontece um coquetel de boas-vindas para receber os convidados. O evento é aberto ao público e a inscrição pode ser feita aqui.

Durante os dias 23 e 24, os operadores participarão de palestras, aulas-show, visitas aos atrativos capixabas, experiências turísticas, pitchs com os finalistas do Prêmio Sustentabilidade e jantares temáticos com a culinária que representa as tradições capixabas.

Já no dia 25, os participantes vão poder conhecer alguns destinos turísticos, experiências e atrativos capixabas, como Guarapari, Santa Teresa e o Mosteiro Morro da Vargem, no município de Ibiraçu. Já à noite, às 19 horas, acontece a Cerimônia do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/2024. O evento acontece na Casa do Turismo Capixaba e será aberto ao público e à imprensa local. Para participar, clique aqui.

“Será um momento extraordinário para o Espírito Santo receber a Convenção Anual da Braztoa e o Prêmio de Sustentabilidade. Pela primeira vez no Estado, vamos receber em um único evento líderes representantes das principais operadoras de agenciamento de viagens, que são atores essenciais para o desenvolvimento do setor, colocando o Espírito Santo em visibilidade num ano transformador para o turismo capixaba. Esse trabalho se reflete no empenho do nosso Trade Turístico, em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, Sebrae, Fecomércio, ABIH-ES e empresas parceiras que não medem esforços para fazer deste evento inesquecível”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles.

“Temos a grande alegria de ter o Espírito Santo como anfitrião das atividades mais importantes da Braztoa. Queremos que nossos associados se aprofundem nos diferenciais do destino, por meio da vivência de parte da diversidade que vai do litoral às montanhas, com muita natureza, cultura, aventura e sabores únicos, e canalizem seu potencial turístico no que mais buscamos atualmente: novos produtos que realmente ofereçam experiências memoráveis e autênticas aos viajantes. Os operadores têm um papel fundamental na cadeia turística, por isso, ao nos unirmos aos destinos, podemos dar passos promissores para o desenvolvimento do turismo no Brasil, um cenário no qual todos só têm a ganhar”, ressaltou a presidente-executiva da Braztoa, Marina Figueiredo.

A Convenção Braztoa 2023 e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/2024 são uma realização da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e uma correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Squad, Agaxtur, Vale, Projeto Baleia Jubarte, Hotéis Senac, Sheraton, Golden Tulip, Comfort Suites e Slaviero Vitória e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-ES).

Braztoa

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) reúne as mais diversas empresas de operação, agenciamento de viagens e representação de serviços turísticos, sendo, desde 1989, uma das mais representativas entidades do setor de turismo no Brasil.

Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor com os Poderes Legislativo e Executivo, além de autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado. Também está comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, a Braztoa tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente a missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.

Em 2022, as operadoras Braztoa alcançaram R$ 11,55 bilhões de faturamento, um crescimento de 62,7% em relação ao ano de 2021. Esse número mostra que essas empresas estão chegando cada vez mais perto do período pré-pandemia, ficando 23,5% abaixo do que foi registrado em 2019.

Em 2022, as viagens nacionais atingiram a marca de R$ 5,2 bilhões de faturamento (45% do total). Também em 2022, foram contabilizados 8,4 milhões de passageiros embarcados, 13,5% a mais que em 2021, e 29,2% acima do ano anterior. Para se ter uma dimensão, o volume de embarques realizados pelos associados Braztoa equivale aos hotéis de Paris com 100% de ocupação pelo período de 100 dias.

Pré-tour Braztoa

Já neste domingo (19), três dias antes do evento, cerca de 15 operadores chegam ao Estado para um famtour nas Montanhas Capixabas. Os participantes se hospedarão em hotéis na região e farão visitas guiadas em trilhas, reservas naturais e cervejarias, e conhecerão fazendas de queijo, café e socol em Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins, além de vivenciarem experiências em colheita de morango.

Programação:

Abertura da Convenção Anual da Braztoa 2023

Ciclo de Palestras Seeds – Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável do Turismo
Data: 22 de novembro de 2023 (quarta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Palácio Anchieta
Evento Gratuito
Ingressos clique aqui 

Cerimônia do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade
Data: 25 de novembro de 2023 (sábado)
Horário: 19 horas
Local: Palácio Anchieta
Evento Gratuito
Ingressos clique aqui  

Fonte: SETUR

Veja também

geral-15-04-ft-GOV-FAB

FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio

geral-15-04-ft-reproducao

Inmet emite alerta de ciclone extratropical e chuva intensa no sul do Brasil

geral-15-04-ft-Agencia-Brasil

Terceiro lote do abono salarial PIS/Pasep é pago nesta segunda-feira

agro-15-04-Tatiana-Caus-Incaper

Jardim Clonal Superadensado de Marilândia é exemplo de como plantar mais em espaço reduzido

chagas

Brasil investe em pesquisa e luta pela sua eliminação como problema de saúde pública

futebol-nas-montanhas

Hoje a bola rola para 3ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol Masculino nas montanhas

cafe

No Dia Mundial do Café, conheça curiosidades da segunda bebida mais consumida no mundo

arroz

Conheça as principais diferenças nutricionais de três tipos de arroz