Espírito Santo se destaca como referência em capacitação de cafeicultura regenerativa

Publicado em 18/09/2025 às 08:27

Compartilhe

IMG_0837

Foto: Ascom/Seag

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizam, nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), em Venda Nova do Imigrante, a 3ª edição da Capacitação Técnica sobre Cafeicultura Regenerativa.

A iniciativa reforça o protagonismo do Espírito Santo na promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e busca consolidar a cafeicultura capixaba como referência mundial em sustentabilidade e qualidade, com ações que vão da teoria à prática em campo.

O evento integra o Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Plataforma Global do Café, Cooabriel, Nater Cooper, Cafesul, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do apoio de outras instituições.

Segundo o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, a capacitação é realizada anualmente e faz parte de uma estratégia bem definida para consolidar a cafeicultura capixaba como referência mundial em produtividade, qualidade, sustentabilidade e bem-estar das famílias.

“A iniciativa tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos nossos profissionais sobre os principais temas da cafeicultura mundial. Hoje, podemos afirmar que os especialistas do Incaper, do Senar e das cooperativas estão altamente qualificados para levar as melhores tecnologias aos produtores capixabas”, destaca o subsecretário.

A capacitação reúne 65 técnicos que atuam diretamente com o café arábica. A programação contempla aulas teóricas no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e atividades práticas em campo, realizadas na propriedade de referência do produtor Joselino Menegueti.

Para o gerente de cafeicultura da Seag, Lúcio Herzog De Muner, a iniciativa reforça a importância da inovação no campo. “Estamos incentivando o uso de tecnologias e práticas que aumentam a resiliência e a adaptação dos cultivos diante das mudanças climáticas. A promoção da saúde do solo, o uso de bioinsumos, a conservação da água e da biodiversidade, além da rastreabilidade e da certificação, são passos essenciais para garantir produtividade sustentável e qualidade de vida ao cafeicultor capixaba”, afirma.

Próxima edição para o café Canephora

Os profissionais que atuam com café Canephora terão a oportunidade de participar da Capacitação Técnica sobre Cafeicultura Regenerativa nos dias 24 e 25 de setembro, em Linhares. Serão 80 técnicos reunidos no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) para as atividades teóricas e, em seguida, na Fazenda Nova Esperança, do produtor Paulo Joaquim, para as aulas práticas.

“Essa capacitação é essencial para alinhar conceitos e garantir que extensionistas e técnicos das instituições desempenhem seu papel de orientar os cafeicultores com foco na sustentabilidade”, ressalta o diretor técnico do Incaper, Antônio Elias Souza da Silva.

Fonte; Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo