Espírito Santo reduz mortes no trânsito em 6,6% no primeiro semestre de 2025

Publicado em 11/07/2025 às 08:19

Compartilhe

escape zero_serra (2)-1 (1)

Foto: Detran/ ES

O Espírito Santo registrou uma redução de 6,6% no número de mortes no trânsito no primeiro semestre de 2025. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), foram 450 óbitos entre janeiro e junho deste ano, contra 482 no mesmo período de 2024 – o que representa 32 vidas preservadas.

A queda nos números é resultado de ações integradas do Governo do Estado, por meio do Detran|ES, em parceria com forças de segurança pública e viária. Desde o início do ano, o Estado tem intensificado fiscalizações e campanhas educativas com o objetivo de reduzir sinistros e preservar vidas.

Entre janeiro e maio, o Detran|ES promoveu 118 operações de fiscalização em todo o território capixaba, com foco no combate à combinação de álcool e direção, fiscalização de motocicletas, transporte escolar e clandestino, entre outros. As ações educativas também avançaram: foram 138 atividades de conscientização nas ruas, escolas e empresas, alcançando mais de 42 mil pessoas.

Para o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, os resultados demonstram o impacto positivo da mobilização do Estado em torno da causa. “Cada vida salva é uma vitória. Saímos de um cenário de crescimento das mortes no trânsito para uma redução que já mostra os efeitos dos nossos esforços em fiscalização e educação. Ainda temos números altos, mas o caminho está sendo trilhado com firmeza”, afirmou.

Vieira também alertou para a necessidade de mudança de comportamento dos condutores. “Ao contrário do combate à criminalidade, onde enfrentamos grupos organizados, no trânsito lidamos com atitudes individuais. Ultrapassagens indevidas, uso de celular ao volante, desrespeito à sinalização e direção sob efeito de álcool ainda são práticas recorrentes que geram tragédias evitáveis”, destacou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, também ressaltou a prioridade da redução da letalidade no trânsito. “Não podemos aceitar que a imprudência continue ceifando vidas. Ações integradas, monitoramento de dados e operações têm dado resultado, mas o trabalho segue intenso. Quem insistir em desrespeitar a lei será responsabilizado”, afirmou.

Perfil das vítimas

O levantamento do Observatório de Trânsito do Espírito Santo mostra que, apesar da redução geral, ainda há desafios. Os motociclistas continuam sendo as principais vítimas, representando 49,45% dos óbitos. Foram 223 mortes no primeiro semestre de 2025 – queda de 5,9% em relação aos 237 óbitos no mesmo período de 2024.

Em contrapartida, o número de ciclistas mortos aumentou 36,8% (de 19 para 26) e os óbitos por atropelamento cresceram 2,9% (de 70 para 72).

O interior do Estado concentrou 73% das mortes, enquanto a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) respondeu por 27%. Apesar da redução estadual, a RMGV teve um aumento de 2,54% nas mortes, com destaque negativo para os municípios da Serra (alta de 50%) e Cariacica (27,78%). Já as regiões Noroeste e Serrana apresentaram as maiores quedas: -35,58% e -32,29%, respectivamente.

Menos sinistros, menos vítimas

Além da queda nas mortes, o número total de sinistros de trânsito também caiu. Foram registrados 20.131 acidentes entre janeiro e junho de 2025, contra 25.880 no mesmo período de 2024. Os sinistros com vítimas fatais passaram de 454 para 438, enquanto os com feridos diminuíram pela metade: de 6.355 para 3.046.

Comitê de Preservação da Vida

Diante do avanço das mortes no trânsito nos últimos anos, o Governo criou o Comitê Permanente de Preservação da Vida no Trânsito, coordenado pela Sesp. Inspirado no Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o comitê analisa cada sinistro com vítima fatal e define estratégias específicas para combater os principais fatores de risco.

A metodologia de monitoramento dos dados é atualizada a cada seis horas, com base nos registros do Instituto Médico Legal (IML). Vítimas hospitalizadas por longos períodos e que evoluem para óbito posteriormente também entram na estatística, conforme a data do acidente.

Fonte: Detran/ ES

Veja também

bebidas irregulares

Mais de 1.300 litros de bebidas irregulares são apreendidos

estaçoes meteorologicas

Mais de 600 estações meteorológicas do Brasil serão modernizadas

teleconsulta sus

Teleconsultas no SUS: uso da tecnologia beneficia mais de 20 mil capixabas no primeiro semestre do ano

sus x planos de saude

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de setembro

cats

Espírito Santo fecha mês de julho com menor número de homicídios desde 1996

forças de segurança es

Forças de segurança alcançam 300 prisões de foragidos com uso de reconhecimento facial no Espírito Santo

blade-grass-with-water-droplets

Regiões produtoras de grãos no Brasil são beneficiadas com condições climáticas

Newborn baby boy sucking milk from mothers breast. Portrait of mom and breastfeeding baby. Concept of healthy and natural baby breastfeeding nutrition.

‘Agosto Dourado’: hospitais estaduais promovem ações ao longo do mês em prol do aleitamento materno