Espírito Santo: o Estado das cachoeiras imperdíveis

Publicado em 28/03/2023 às 09:06

Compartilhe

Espirito-Santo-o-Estado-das-cachoeiras-imperdiveis

Texto: Eduardo Braz | Foto Capa: Cleferson Comarela – Wikipedia | Fotos Internas: Acervo Setur

Com uma geografia privilegiada, o Espírito Santo tem uma infinidade de atrativos naturais. Muito conhecido por suas praias, Convento da Penha, Festival de Forró de Itaúnas, Pedra Azul, entre outros, o Estado também conta com inúmeras cachoeiras com grande potencial turístico.

De Norte a Sul, capixabas e turistas podem se refrescar nas quedas de água doce e curtir a calmaria da vida no meio do mato. Tem para todos os gostos e tipo diversão: calmas para as crianças, de águas cristalinas, para esportes radicais, grandes e pequenas.

Selecionamos algumas delas para quem planeja curtir um dia de sol longe da movimentação das praias.

Confira:

Hidrolândia – Iúna

A Hidrolândia é um complexo de cachoeiras que fica situado na cadeia de montanhas da região do Caparaó, que possui 200 hectares de mata atlântica preservada. O local conta com área de camping, bangalôs, restaurante e lanchonete, e tem como maiores atrativos atrativo duas cachoeiras principais e belos poços de água cristalina, onde se destaca o Poço do Egito, um dos cartões-postais da região.

O local funciona todos os dias das 8h às 17h, onde nos dias de semana é necessário comunicar o parque antecipadamente a visita. O Valor da entrada para a Hidrolândia é 20 reais por pessoa, entretanto, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos pagam meia-entrada e criança até nove anos com documento comprovando a idade são isentas de pagamento.

Como chegar: Acesse a rota.

Trilha das Cachoeiras – Divino de São Lourenço

A cidade de Divino de São Lourenço é um dos municípios pertencentes a região do Caparaó, conhecida pela sua grande quantidade de cachoeiras e quedas-d’água.

Assim como os outros municípios da região, Divino de São Lourenço é recheado de cachoeiras, e a melhor opção para conhecer várias das cachoeiras do município é conhecendo a Trilha das Cachoeiras no distrito de Patrimônio da Penha.

A Trilha das Cachoeiras está situada no pequeno distrito de Patrimônio da Penha, situado a 12 km do município de Divino de São Lourenço. Nela estão situadas as cachoeiras Vó Tuti, Caldeirão Das Delicias, que contém poços de água cristalina, Do Arco Iris, Portal Do Céu e Poço Dos Curumins. O distrito possui estrutura para receber turistas, contendo restaurantes e pousadas, além de área de camping.

Como chegar: Acesse a rota.

Cachoeira Moxafongo, Véu de Noiva e Rio do Meio – Santa Leopoldina

O município de Santa Leopoldina é referência quando o assunto é oferecer uma experiência completa de lazer em suas diversas cachoeiras. Conhecida como a Filha do Sol e das Águas, a cidade possui 42 cachoeiras e corredeiras, algumas delas oferecendo uma estrutura completa e de fácil acesso aos turistas, onde o destaque fica para as cachoeiras Véu de Noiva, Moxafongo e Rio do Meio.

Cachoeira Moxafongo

A cachoeira Moxafongo está localizada no Eco Parque Cachoeira Moxafongo, situado próximo ao centro do município. A cachoeira é bem sinalizada, e suas quedas d’água formam piscinas ideais perfeitas para a prática de banho.

O local funciona aos finais de semana e feriados das 8:30h às 17:00h, e conta com serviço de Hospedagem e Restaurante. O valor de entrada é 20 reais por pessoa, sendo que crianças com até 10 anos de idade não pagam.

Como chegar: Acesse a rota.

Cachoeira Véu de Noiva

A cachoeira Véu de Noiva está localizada no Parque Cachoeira Véu de Noiva, que funciona em dias e horários distintos dependendo do objetivo do visitante. Caso o objetivo seja apenas visitação, o local funciona todos os dias de 8h às 17h. Agora, caso o objetivo seja se hospedar no local, os serviços de Pousada e Camping funcionam apenas de sexta à domingo e feriados. O local possui, além da pousada e área de camping, um Restaurante que funciona nos finais de semana e feriados das 11h30 às 15h, e um bar que funciona todos os dias das 8h às 17h.

O valor de entrada no Parque é 12 reais por pessoa para passar o dia, e 5 reais para passar uma hora no local, onde os valores podem sofrer alterações em alguns feriados dependendo do fluxo de pessoas no local.

Como chegar: Acesse a rota.

Cachoeira Rio do Meio

Fechando as cachoeiras de Santa Leopoldina cachoeira está localizada em área privada, onde o local funciona nos finais de semana e feriados das 8h às 16h, possui estrutura com banheiros, local para camping com água e energia, Bar com serviços de Restaurante, estacionamento e churrasqueiras espalhadas no local. Além disso, o local possui em sua área de banho o serviço de salva-vidas.

O preço para curtir o dia na cachoeira é 30 reais por adulto, onde crianças até 5 anos não pagam, e até 10 anos pagam meia entrada. Já para campar no local, o preço é 60 reais por adulto, onde crianças até 5 anos também são isentas de pagamento e crianças até 10 anos pagam apenas a metade.

Como chegar: Acesse a rota.

Cachoeira Da Fumaça – Alegre

O município de Alegre, uma das portas de entrada para a região do Caparaó, possui como principal atrativo turístico a Cachoeira da Fumaça, que é a maior cachoeira do Estado com 144 metros de altura. Possuindo acesso gratuito e sem a necessidade de agendamento prévio, a Cachoeira da Fumaça situada no Parque Estadual de mesmo nome em Alegre oferece várias opções de lazer para aqueles que desejam passar o dia no local. É possível visitar os mirantes, praticar escalada e rapel, se banhar nas poças que a cachoeira forma e tirara belíssimas fotos para recordação.

Como chegar: Acesse a rota.

Cachoeira Alta e de Bom Jardim – Cachoeiro de Itapemirim

Como o nome já deixa evidente, o município de Cachoeiro de Itapemirim é repleto de diversas opções de cachoeiras que são um verdadeiro point para turistas e moradores que buscam lazer em águas bem geladas e refrescantes. Duas cachoeiras que se destacam no município são as cachoeiras Alta e de Bom Jardim.

Cachoeira Alta

A Cachoeira Alta é uma das maiores cachoeiras do Espírito Santo, possuindo incríveis 100 metros de altura, ideais para os amantes de rapel e escalada, além de possibilitar os visitantes a experiência de se banharem em suas águas. A cachoeira está situada em propriedade particular, onde no local existe um bar, que serve salgados e porções, e uma área de camping, que no momento devido a mudanças estruturais na propriedade não está em funcionamento. A cachoeira pode ser acessada nos finais de semana e feriados das 8h às 17h e o valor de entrada é 5 reais por pessoa.

Como chegar: Acesse a rota.

Cachoeira de Bom Jardim

A Cachoeira de Bom Jardim não possui a altura da Alta, mas não deixa nem de longe a desejar, oferecendo uma bela vista e também a possibilidade de banho. A entrada para cachoeira é gratuita, e o local onde ela está situada funciona apenas nos finais de semana e feriados. O local conta com serviço de bar, que oferece porções, salgados e bebidas, além de oito pontos com churrasqueiras e banheiros masculino e feminino.

Como chegar: Acesse a rota.

Cachoeira Engenheiro Reeve (Matilde) – Alfredo Chaves

O município de Alfredo Chaves possui quedas d’água para todos os gostos, e a principal delas é a Cachoeira Engenheiro Reeve, conhecida como Cachoeira de Matilde. A cachoeira é uma das mais belas quedas d’água do Espírito Santo, possuindo imponentes 70 metros de altura. Apesar de ser proibido se banhar em suas águas por conta de sua forte correnteza, a cachoeira, cuja visitação é gratuita, é um dos points ideais para a prática de esportes radicais, como escalada e rapel, além de possibilitar o visitante observá-la por meio de seus mirantes, onde é possível tirar belíssimas fotos de recordação.

Como chegar: Acesse a rota.

Cachoeira De Angeli – Linhares

Conhecido principalmente por suas praias e lagoas, Linhares também possui uma opção para aqueles que amam lazer em cachoeiras. A Cachoeira de Angeli, localizada no distrito de São Rafael, é uma ótima opção para levar toda a família, que além da cachoeira conta com estacionamento, piscina, quiosque, campo de Bocha e área de churrasco. A entrada é gratuita, entretanto é cobrada uma taxa de 12 reais para a utilização da piscina e é proibida a entrada de bebidas no local.

Como chegar: Saindo de Marilândia (rota) e saindo de Linhares (rota).

Cachoeira do Turco (Buenos Aires) – Guarapari

Conhecido principalmente por suas belíssimas praias, que atraem milhares de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, o município de Guarapari também possui opções de lazer para aqueles que desejam curtir belas cachoeiras. A Cachoeira do Turco, conhecida localmente como Cachoeira de Buenos Aires, está localizada no distrito de mesmo nome, e fica localizada no interior de Guarapari. O acesso a cachoeira está localizado em propriedade particular, que funciona todos os dias das 8h às 17h, e conta com estacionamento e área de camping, além da belíssima cachoeira. A taxa de entrada no local é de 5 reais por pessoa, e é permitida a entrada de alimento no local.

Como chegar: Acesse a rota.

Cachoeira do Aloísio e Parque Túnel da Alegria – Viana

Guarapari não é o único município da região metropolitana da capital Vitória que possui belas cachoeiras, pois o município de Viana também oferece opções para os amantes de quedas d’água. Duas opções que os turistas podem aproveitar no município é a cachoeira do Aloísio e o Parque Túnel da Alegria.

Parque Túnel da Alegria

O Parque Túnel da Alegria funciona todos os dias de 8h às 17h e conta com piscinas, cachoeira e um toboágua. O valor da entrada no parque varia com o dia da semana, onde durante a semana o valor de entrada é 15 reais, enquanto nos finais de semana e feriados o valor de entrada é 20 reais por pessoa.

Como chegar: Acesse a rota.

Cachoeira do Aloísio

A cachoeira do Aloísio, que permite o visitante entrar com comida e bebida, possui serviços de bar e produção de marmitex, área de camping, que conta com energia elétrica, e Kitnets para quem deseja pernoitar no local, mas com maior conforto. O local funciona todos os dias das 7h às 20h da e o valor de entrada é 10 reais por pessoa.

Como chegar: Acesse a rota.

Cachoeira do Country Club – Santa Teresa

Município que faz parte da rota turística das Três Santas, Santa Teresa possui, além de rica história e gastronomia, uma bela cachoeira conhecida como Cachoeira do Country Club.

A área aonde está localizada a cachoeira conta com piscina natural, um bar e a cachoeira. O local funciona nos finais de semana e feriados, das 8h às 18h, e o valor de entrada é cinco reais por pessoa.

Como chegar: Acesse a rota.

*Opções não faltam para quem deseja curtir as cachoeiras capixabas, mas a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Caso deseje visitar as cachoeiras, siga os avisos de segurança do local, e verifique com antecedência as condições meteorológicas antes de se aproximar das quedas d’água, pois em tempo chuvoso o risco de cabeça d’água, que é o aumento repentino do volume e força da água, é extremamente alto.

Fonte: Setur

Veja também

cultura-18-04-ft-div-gov-es

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos conectando público com gastronomia, música e cultura

geral-18-04-ft-negocio-rural

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

brasil-18-04-ft-flipar

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

geral-18-04-freepik-dinheiro

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

turismo-18-04-ft-div-setur

Rota dos Sabores mostra a diversidade gastronômica do Espírito Santo

arte-e-cronica

Crônica: Quais suas prioridades?

policia-17-04-ft-policia-amb

Polícia Ambiental flagra atividades de terraplanagem sem licença ambiental na Região Serrana

brasil-17-04-ft-div-portal-ig

Ministério Publico apura se o PCC está infiltrado na saúde pública de São Paulo