Espírito Santo inicia planejamento da Operação Verão 2024/2025

Publicado em 23/12/2024 às 10:21

Compartilhe

image-400

Nesta quinta-feira (19), as Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e de Turismo (Setur) anunciaram, em coletiva, os detalhes da Operação Verão 2024/2025. A iniciativa reúne esforços de diversas instituições, incluindo a Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Corpo de Bombeiros (CBMES), Polícia Científica (PCIES), Detran|ES, NOTAer, Capitania dos Portos e prefeituras municipais.

A operação será realizada entre 26 de dezembro de 2024 e 9 de fevereiro de 2025, abrangendo todo o Espírito Santo, com foco nas regiões de maior fluxo turístico. O objetivo é assegurar a ordem pública, especialmente em áreas litorâneas e pontos turísticos do interior.

“Essa integração é uma tradição para garantir segurança no período de grande movimentação de turistas. Teremos 650 agentes extras por dia e um investimento significativo do governador Renato Casagrande para proporcionar bem-estar aos visitantes e capixabas”, destacou o secretário de Segurança, Leonardo Damasceno.

Reforço da Segurança
Durante a operação, cerca de 650 agentes das Forças de Segurança atuarão diariamente em 26 municípios com alta concentração de visitantes. O reforço abrangerá balneários e eventos como Réveillon, Carnaval e festas municipais, com ações específicas para cada demanda.

A Polícia Militar empregará mais de 500 agentes por dia, além do efetivo regular, intensificando patrulhas, bloqueios e fiscalizações de trânsito em parceria com o Detran|ES. Drones serão utilizados para monitorar grandes aglomerações.

O Corpo de Bombeiros ampliará sua atuação com embarcações, equipes de mergulho e apoio a guarda-vidas municipais. Também fará vistorias em grandes eventos e atuará em situações de emergência, como enchentes.

Já a Polícia Civil reforçará plantões em delegacias regionais e distritais em pontos turísticos como Conceição da Barra, Fundão, Jacaraípe e Piúma. A Polícia Científica manterá equipes de prontidão, enquanto o NOTAer realizará patrulhamento aéreo e suporte a emergências.

Segurança Náutica e Turismo
A Capitania dos Portos lançará a Operação Navegue Seguro, com 150 militares extras para fiscalizar embarcações e promover a segurança da navegação. O aplicativo NavSeg será incentivado para registro de planos de navegação, facilitando resgates em emergências.

O secretário de Turismo, Philipe Lemos, ressaltou a importância da operação para consolidar o Espírito Santo como destino seguro e atrativo. “Realizamos pesquisas anuais, e 86% dos turistas classificam o Estado como seguro. Nosso objetivo é garantir conforto e segurança para moradores e visitantes, promovendo as belezas naturais e movimentando a economia local”, afirmou.

Fonte/Foto: Assessoria de Comunicação da Sesp/ Setur

Veja também

capa

Noite de bênção e esperança: casais se reúnem na Festa da Penha 2025

FOTO ONU - 1

Colunista do portal Montanhas Capixabas representa o Brasil em evento na ONU sobre pessoas com síndrome de Down

corpo_48483_ToninhodaEmaterLucasSCosta-1

Circuito do Chapéu em Domingos Martins pode se tornar rota turística estadual com projeto de lei

Feijao-e-arroz-irregular

Mais de 30 toneladas de arroz e feijão são apreendidas por inconsistência no tipo informado

capa-coluna-vida-saudavel-4-768x427

Médica capixaba esclarece boatos das redes sociais

Imagem do WhatsApp de 2025-04-21 à(s) 11.59.20_2b7a0b66

Desafio da natureza urbana 2025: Santa Teresa é o único município capixaba que participa do maior evento de ciência cidadã do mundo

WhatsApp Image 2025-04-17 at 14.38.46

Espírito Santo sedia 3º festival brasileiro da pimenta-rosa em maio

laboratorios moveis

Oito escolas de Alfredo Chaves vão receber laboratórios móveis de informática