Espírito Santo inicia colheita de gengibre com realização de evento técnico

Publicado em 02/05/2025 às 10:03

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-04-30 at 15.50.10

Maior produtor e exportador do País, Estado lança safra com programação voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva.Foto: Incaper

O Espírito Santo, líder nacional na produção e exportação de gengibre, dá início à colheita da safra 2025 no mês de maio. Para marcar esse momento estratégico destinado ao agronegócio capixaba, será realizado no dia 15 de maio, em Santa Maria de Jetibá, o Dia Especial da Cultura do Gengibre, com uma programação técnica voltada a produtores rurais e profissionais do setor.

O evento acontece no Galpão Djalma Plaster, na comunidade de Caramuru, e tem como foco o aprimoramento do manejo, o aumento da produtividade e a qualificação da produção com foco no mercado internacional.

Um dos destaques da programação é o lançamento da cartilha “Gengibre: Como Produzir Rizomas de Qualidade Para Exportação”, que será apresentada pelo extensionista do Incaper Galderes Magalhães de Oliveira, um dos autores da publicação e coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Serrano.

A programação também inclui a palestra “Controle de Pragas e Doenças do Gengibre – Aspecto Técnico e Legal”, ministrada pelo professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Antonio Fernandes de Souza.

O evento é uma realização do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Sicoob e a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, e tem apoio das prefeituras de Santa Leopoldina e Domingos Martins.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente por meio do formulário on-line: https://forms.gle/scqkPwbwfW9qTZMz9.

Cadeia do gengibre no Espírito Santo

Responsável por 75% da produção nacional e por 59% das exportações brasileiras de gengibre, o Espírito Santo é referência na cultura do rizoma. Em 2024, o Estado produziu 77,7 mil toneladas da raiz. Já as exportações somaram 26,4 mil toneladas e movimentaram US$ 45,3 milhões, alcançando 48 países.

O gengibre foi o quarto produto com maior valor gerado na pauta de exportações do agronegócio capixaba no último ano. Os municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins concentram cerca de 95% da produção estadual.

Programação do Dia Especial da Cultura do Gengibre – 15/05

07h30 – Café, recepção e inscrições
08h00 – Abertura oficial
08h30 – Lançamento da cartilha “Gengibre: Como Produzir Rizomas de Qualidade Para Exportação” (Galderes Magalhães – Incaper)
09h15 – Palestra “Controle de Pragas e Doenças do Gengibre – Aspecto Técnico e Legal” (Prof. Dr. Antonio Fernandes de Souza – Ifes)
11h00 – Lançamento oficial da colheita do gengibre – Safra 2025
12h00 – Encerramento com almoço

Fonte: Incaper

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral