Espírito Santo exporta primeiro carregamento de milho para a China

Publicado em 07/10/2025 às 13:32

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Fotos: VLI/Divulgação

O Porto de Tubarão, em Vitória, capital do Espírito Santo, embarcou o primeiro carregamento de milho para a China. A operação, realizada na última semana, foi executada pela empresa VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, por meio do Terminal de Produtos Diversos (TPD).

O Porto de Tubarão, em Vitória, capital do Espírito Santo, embarcou o primeiro carregamento de milho para a China. A operação, realizada na última semana, foi executada pela empresa VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, por meio do Terminal de Produtos Diversos (TPD).

“Ao conectar regiões produtoras relevantes por meio do nosso Corredor Leste, fortalecemos a cadeia de suprimentos e contribuímos para a expansão do comércio exterior do Brasil. Essa nova rota de exportação é um exemplo de como inovamos para atender nossos clientes dos segmentos de maior impacto na economia brasileira, como é o caso do agronegócio”, afirma Daniel Schaffazick, diretor de operações do Corredor Leste da VLI.

Para obter a habilitação, o TPD passou por um minucioso processo de cadastro junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa). Esta etapa incluiu o registro completo do terminal como armazém portuário para a exportação de milho à China, com a apresentação de documentações como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a implementação de um sistema de monitoramento de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos nos grãos armazenados. A adequação também exigiu a capacitação de colaboradores para garantir a total conformidade com os padrões chineses.

Além das exportações de grãos, a VLI mantém no Espírito Santo um fluxo contínuo de importação e exportação de diversas cargas, como farelo, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos. Por meio do Corredor Leste, a empresa movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas.

A demanda chinesa por milho brasileiro cresceu exponencialmente após 2022, quando a guerra na Ucrânia impactou o fornecimento global de grãos. Em resposta, a China expandiu seus acordos comerciais e, a partir de 2023, implementou novos protocolos fitossanitários, estabelecendo critérios rigorosos para sementes e pragas.

Fonte: VLI

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