Espírito Santo é selecionado nos Destinos Turísticos Inteligentes do MTur

Publicado em 13/06/2023 às 13:15

Compartilhe

convento

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou, na última quarta-feira (07), a lista com os municípios selecionados para a estratégia dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs). Apenas dez municípios de todos o País foram selecionados e Vila Velha é a representante capixaba da lista. 

A Secretaria do Turismo (Setur) realizou no mês de abril uma consultoria para os municípios aptos a se inscreverem, como uma forma de incentivá-los e prepará-los para a seleção. Na primeira etapa, seis municípios do Espírito Santo foram habilitados: Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Vitória e Vila Velha.

O objetivo do DTI é ofertar aos aprovados uma consultoria para realizarem um diagnóstico e auxiliar na construção de um plano de transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão dos Destinos Turísticos Inteligentes. 

“É uma grande notícia para o Espírito Santo ter Vila Velha como representante capixaba de uma lista tão restrita e importante. O DTI é uma ação inovadora e vai fortalecer os destinos, deixando-os cada vez mais preparados para receber o turista”, comemorou o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles.

As cidades que integrarão o projeto que visa a transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um.

O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança, Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade, Acessibilidade, Promoção e Marketing, Segurança, Mobilidade e Transporte, e Criatividade. 

O acompanhamento e a avaliação do projeto serão realizados por técnicos do MTur, com consultores do Instituto Ciudades del Futuro, que visitarão os municípios selecionados verificando o andamento do projeto e emitindo, ao final desse acompanhamento, um relatório conclusivo. 
 
“Temos trabalhado pelo crescimento do projeto DTI, pois acreditamos que desenvolver o turismo nos nossos municípios vai aumentar ainda mais a economia do País. Para isso, estivemos, inclusive, na Espanha, assinando um acordo com o governo de lá que prevê a parceria no que diz respeito aos Destinos Turísticos Inteligentes”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

DTI

Um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes, o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas, como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.

Esta é segunda edição do projeto, que já foi realizado como projeto-piloto e selecionou dez destinos: Brasília/DF e Campo Grande/MS (Centro-Oeste): Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). Todos receberam certificados de “DTI em Transformação”.

Confira a lista dos aprovados por ordem de classificação:

1)  Foz do Iguaçu (PR)
2)  Goiânia (GO) 
3)  Ponta Grossa (PR) 
4)  Santos (SP) 
5)  Joinville (SC) 
6)  Vila Velha (ES) 
7)  Fortaleza (CE) 
8)  São Luiz (MA) 
9)  Gramado (RS) 
10)  Bonito (MS)

Fonte: Governo ES

Veja também

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano

geral-21-02-divulg-sala-empreendedor

Novos serviços da Receita Federal são implementados na Sala do Empreendedor de Marechal Floriano

turismo-21-02-setur

Setur debate avanços no projeto de turismo de cruzeiros no Espírito Santo

saude-21-02-Helio-Filho-Secom

Espírito Santo institui Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses

mundo-21-02-Thomas-White-UNRWA-via-X

Israel atacou comboio de ajuda alimentícia da ONU em Gaza

mat-paga-21-02-mundo-freepik

A Era de Ouro das Docuseries: Como as séries documentais estão cativando o público em todo o mundo

brasil-21-02-Divulgacao-Prefeitura-do-Rio

Chanceleres do G20 debatem reforma da governança global e crise internacional em encontro no RJ