Espírito Santo conquista 10 medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude

Publicado em 05/09/2023 às 13:33

Compartilhe

ES-esporte

O Espírito Santo encerrou a participação no primeiro bloco dos Jogos da Juventude, nesta segunda-feira (04), em Ribeirão Preto-SP, com um total de 10 medalhas: quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes. Neste início de competição foram disputadas as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo, e wrestling. Na sequência, a partir desta quarta-feira (06), será a vez de ginástica artística, judô, tênis de mesa, triathlon e voleibol.

O Estado está na quinta colocação geral no quadro de medalhas, atrás apenas, por ordem de colocação, de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Todas as 27 unidades da Federação estão presentes nos Jogos, que são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e contam com a participação de quase 5 mil atletas com idade escolar de 15 a 17 anos.

As medalhas capixabas foram conquistadas no atletismo, ciclismo e wrestling, modalidade que mais vezes subiu ao pódio, cinco vezes. O bom desempenho foi finalizado nesta segunda-feira (04) com o título por equipe na categoria feminina. E o destaque foi a lutadora Victoria Valentina, de 14 anos (completa 15 este ano), que garantiu o ouro no último combate contra o Rio de Janeiro. Ela é venezuelana e, juntamente com a família, emigrou para o Brasil há cinco anos, indo morar na cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas. Mas, neste ano, se mudou para a Serra.

“Em 2022, disputei os Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s, que envolvem estudantes de 12 a 14 anos), no Rio de Janeiro, e fui campeã também por equipe pelo Amazonas, justamente contra Espírito Santo. Mas agora, com esse ouro, já virei capixaba! Estou morando no Estado, no bairro Cidade Continental, na Serra, e gostando muito”, contou a lutadora, que é treinada pelo pai, o cubano Luiz Alberto Nelson. “Dedico o título a ele, a minha mãe e a toda minha família”, completou ela, que no individual quase chegou ao ouro na categoria até 49 quilos, perdendo a luta nos instantes finais.

Já no atletismo, o Espírito Santo acabou fazendo história com o ouro de Gabriel Davi, na primeira vez em que foi disputada a prova da marcha atlética nos Jogos.  O estudante de 15 anos, também morador da Serra, comemorou a conquista: “Entrei para a história da competição. Sempre tive o sonho de disputar uma fase nacional dos Jogos Escolares e ter conquistado um ouro foi tornou essa experiência ainda mais incrível”.

No ciclismo, Isabelly Oliveira, de 17 anos, moradora de Vila Velha, também deixou sua marca ao alcançar o lugar mais alto do pódio na prova de potência, outra que foi disputada pela primeira vez nos Jogos da Juventude. “No ano passado, fui prata em velocidade. E este é o meu último ano nos Jogos e logo na primeira vez que tivemos essa prova de potência já saí ganhando o ouro! Agora quem sabe vou ser convocada para a seleção”, aguarda a ciclista, que também vai trazer na bagagem para o Estado dois bronzes (na dupla mista de potência e na de velocidade).

Delegação capixaba

A delegação do Espírito Santo é formada por um total de 190 pessoas, sendo 155 atletas, 27 técnicos e staffs. Os Jogos da Juventude são compostos por três blocos e seguem até o dia 16. Na parte final, o Estado estará na disputa de tiro com arco, vôlei de praia, águas abertas, natação, basquete e handebol. Confira o quadro de medalhas dos capixabas até o momento:

QUADRO DE MEDALHAS ES – PRIMEIRO BLOCO

OURO

Davi Gabriel Bastos da Silva (atletismo) – 5000m marcha atlética

Equipe feminina (wrestling) – Emilly dos Santos, Isabela Oliveira, Isabela Kaiser, Joice Barbosa e Victoria Valentina

Isabelly Oliveira (ciclismo) – prova de potência

Joice Barbosa (wrestling) – até 43 kg feminino

PRATA

Edimara Alves de Jesus (atletismo) – arremesso de peso

Victoria Valentina (wrestling) – até 49 kg feminino

BRONZE

Davy Gonçalves (wrestling) – até 48 kg masculino

Isabela Kaiser (wrestling) –  até 73 kg feminino

Isabelly Oliveira e Rodrigo Coelho (ciclismo) – prova de potência/dupla mista

Isabelly Oliveira (ciclismo) – prova de velocidade

Fonte: Governo ES

Veja também

agro-28-05-ft-divulgacao-seag

Governador abre a colheita do café arábica em Marechal Floriano

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A comemoração dos 489 anos de Vila Velha teve show de inclusão e do Alemão do Forró

turismo-28-05-ft-divulgacao-setur

Projeto transforma Estrada de Ferro Leopoldina em polo turístico no Espírito Santo

mundo-27-05-ft-FRT-papa-guine

Mais de 2.000 foram soterrados em deslizamento em Papua-Nova Guiné

mat-paga-mundo-27-05

Dicas Infalíveis para Encontrar o Melhor Site de Poker: Uma Análise Profunda

politica-27-05-ft-Tania-Rego

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias

brasil-27-05-ft-Rafa-Neddermeyer-alunos-enem

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

mat-paga-27-05-Sebrae

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora: conheça os vencedores