Espírito Santo anuncia intenção em sediar os Jogos da Juventude em 2026

Publicado em 04/05/2024 às 02:47

Compartilhe

jogos-da-juventude

O governador do Estado, Renato Casagrande, recebeu, na tarde desta sexta-feira (03), a visita do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, acompanhado do secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes. Durante o encontro, o Governo do Estado se colocou à disposição para o Espírito Santo sediar os Jogos da Juventude, em 2026.

Organizado pelo COB, os Jogos da Juventude, que é a etapa nacional dos Jogos Escolares, na categoria juvenil, envolvem anualmente as 27 federações do País, com a participação de cerca de 4.500 atletas de até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas. São 18 modalidades esportivas disputadas.

“Além do lindo agasalho que recebi do Brasil, tivemos a oportunidade de conversar sobre diversas de nossas ações na área dos esportes. Vamos colocar o Espírito Santo para trabalhar para ser a sede dos Jogos da Juventude em 2026. Fiquei muito feliz pela visita do Paulo Wanderley por iniciativa dele. Para nós, que damos tanta importância ao esporte, recebê-lo aqui é motivo de muita alegria”, destacou o governador.

Nomes importantes do esporte nacional despontaram nos Jogos da Juventude, como, por exemplo, a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô, e os capixabas Paulo André Camilo, do atletismo, e Geovanna Santos, da ginástica rítmica.

Este ano, a competição será realizada em João Pessoa-PB, em novembro. Em 2025, acontecerá em Brasília-DF. Já a divulgação dos anfitriões de 2026 deve acontecer no fim deste ano, durante a cerimônia de abertura na capital da Paraíba, com o Espírito Santo sendo candidato à sede.

Paulo Wanderley é natural do Rio Grande do Norte, mas ainda novo mudou-se para o Espírito Santo, onde se radicou e viveu grande parte de sua vida ligada ao esporte, em especial, o judô.

“É a minha primeira visita ao Palácio Anchieta. Nesta caminhada para que o Espírito Santo talvez possa sediar os Jogos da Juventude em 2026, será uma satisfação em dose dupla. Por ter vivido muito tempo aqui e pela sua gestão. Soube das políticas públicas que vêm sendo implantadas no Estado, como a Lei de Incentivo ao Esporte, que é fenomenal, e também conheci a Ciclovia da Vida, que é uma obra espetacular”, afirmou o presidente do COB.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, também comentou sobre a possibilidade de o Espírito Santo sediar o evento. “Temos grandes estruturas, como o nosso Centro Jayme Navarro de Carvalho, na sede da Sesport, com dois ginásios poliesportivos, ginásio de lutas, de ginástica rítmica, e o ginásio do DED. Além de outros equipamentos esportivos, como pista de atletismo e piscinas olímpicas, a distâncias próximas, o que facilitaria toda a logística para a organização. Com o Estado belíssimo que temos, tenho certeza que seria uma grande edição dos Jogos da Juventude”, garantiu Nunes.

Na edição de 2023, disputada em Ribeirão Preto-SP, o Espírito Santo terminou na 9º colocação geral, entre os 27 estados do País, e conquistou 17 medalhas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

capa

Moradores relatam quebras constantes de ônibus da Cordial em Domingos Martins

capa

Comunidade em Marechal Floriano se despede de Dona Pixula, símbolo da cultura local

84103

Março azul: Hospital Dório Silva reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal

corpo_48393_CoronelWeliton2025EllenCampanharo

Projeto de Lei propõe regulamentação para circulação de cães policiais e bombeiros no ES

WhatsApp Image 2025-03-27 at 17.06.05

Forças de Segurança deflagram Operação Estado Presente no noroeste do Estado

DP Marechal Floriano

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Marechal Floriano

{DACDEEC1-EBAB-A3C4-152A-AADDBA42B1EC}

Alfredo Chaves abriga o polo nacional de pesquisa sobre o maruim

1765

Chocolates artesanais feitos com cacau capixaba encantam turistas com o apoio do Senar-ES