Espírito Santo amplia o acesso à mamografia de rastreamento para todas as mulheres a partir dos 40 anos

Publicado em 25/10/2024 às 08:56

Compartilhe

WhatsApp Image 2024-10-24 at 11.39.01

Foto: Assessoria de Comunicação da Sesa

Em outubro, mês que destaca a conscientização sobre o câncer de mama durante a campanha “Outubro Rosa”, o Espírito Santo tem um importante motivo para comemorar. A partir deste mês, o exame de rastreamento por mamografia será disponibilizado para todas as mulheres a partir dos 40 anos.

A medida, promovida pela Secretaria da Saúde (Sesa) e inédita no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, foi firmada em parceria com os municípios e oficializada na Portaria 144-R/2024, publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (24).

A mamografia de rastreamento é essencial para a detecção precoce do câncer de mama, que no Brasil é padronizada para ocorrer a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Com a ampliação da faixa etária para mulheres a partir dos 40 anos, o Espírito Santo busca garantir um cuidado integral à saúde feminina, favorecendo o diagnóstico precoce, especialmente diante do aumento de novos casos em mulheres mais jovens.

Dados que fundamentaram a expansão do projeto, coordenado pela Sesa com apoio da Vigilância do Câncer e dos núcleos NEPSS e NEAPRI, mostram que, em 2023, a faixa etária de 40 a 49 anos superou a de 50 a 59 anos em número de novos diagnósticos, com 373 casos, contra 344 na faixa seguinte. Até agosto de 2024, registraram-se 195 novos casos entre mulheres de 40 a 49 anos e 189 entre 50 e 59 anos.

Com a nova portaria, o exame passa a ser oferecido a cada dois anos para mulheres entre 40 e 69 anos, mesmo na ausência de sintomas, garantindo acesso ao tratamento oportuno, promovendo melhor qualidade de vida, maior sobrevida para as pacientes, e redução de impactos socioeconômicos e financeiros ao SUS.

O câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no Brasil e no Espírito Santo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o período de 2023 a 2025 é de cerca de 900 novos casos anuais no estado, com risco estimado de 42,2 casos para cada 100 mil mulheres.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

enem 2 dia

Enem 2025: confira orientações para o 2º dia de provas

atendimento na COP30

Saúde realiza quase 2 mil atendimentos durante a COP30

plataforma da saúde SUS

Ministério da Saúde lança plataforma que integra dados de saúde, clima e território para fortalecer resposta do SUS às mudanças

instituto agronômico

Instituto Agronômico comemora 138 anos de sua criação e o bicentenário de seu criador

In the Hospital Operating Room Diverse Team of Professional Surgeons and Nurses Suture Wound after Successful Surgery.

Estado já realizou mais de 150 mil cirurgias eletivas neste ano

Cerco Inteligente Móvel

Governo do Estado lança Cerco Inteligente Móvel para reforçar combate ao crime

programa para proteção da mulher

Programa Mulher Segura: Governo lança serviço de monitoramento de agressores

concurso de ovos

Eleitos os melhores ovos de galinha do Espírito Santo