Espírito Santo alia produção rural à sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em 05/06/2025 às 14:58

Compartilhe

MEIO AMBIENTE CRédito lauro_narciso (55)

Foto: Lauro Narciso

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) destaca programas e ações que demonstram ser possível aliar o desenvolvimento rural à sustentabilidade. As iniciativas comprovam que é viável produzir com responsabilidade ambiental, pensando no futuro.

Entre os principais destaques estão projetos voltados às cadeias produtivas do leite, café e aquicultura, além de ações voltadas à segurança hídrica. Todas essas iniciativas promovem inovação, agregação de valor e o uso consciente dos recursos naturais.

Um exemplo é o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, que contempla 17 projetos voltados à produção inovadora, com foco em capacitação técnica, sustentabilidade ambiental e geração de renda. A meta é tornar o Espírito Santo autossuficiente na produção de leite em até dez anos, garantindo um produto de qualidade, com responsabilidade socioambiental.

Na cafeicultura, a Seag atua em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) por meio do projeto Cafeicultura Sustentável. A iniciativa capacita produtores e técnicos em práticas regenerativas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para a recuperação da saúde do solo e a produtividade com respeito ao meio ambiente.

A segurança hídrica também é prioridade para a pasta. Um programa inédito foi lançado para financiar a construção de pequenas barragens em propriedades rurais, com crédito facilitado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). A ação conta com apoio técnico da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), do Incaper e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O objetivo é aumentar a reserva hídrica, fortalecer a agricultura familiar e preparar os produtores para períodos de estiagem.

“Trabalhar pela sustentabilidade no campo é garantir o futuro do meio ambiente e assegurar dignidade e renda aos nossos agricultores. O Espírito Santo tem mostrado que é possível produzir com respeito à natureza e visão de longo prazo. O agronegócio capixaba é um exemplo de responsabilidade ambiental”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Essas ações integram os esforços do Governo do Estado para consolidar um agronegócio mais eficiente e sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico com preservação ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

oplus_32

Encontro de carros antigos movimenta Santa Isabel no último sábado

juliana_martins

Família cobra agilidade em resgate de brasileira desaparecida no Monte Rinjani, na Indonésia

Empty home studio interior illuminated with neon lights at night, used for internet show production. Apartment filled with content creation equipment, TV running in background, handheld camera shot

Explorando o mundo aberto em “Breath of the Wild”

1312

Governo discute regulamentação do balonismo turístico após tragédia em Santa Catarina

coluna-vida-saudavel

Avanços tecnológicos revolucionam o tratamento contra a queda de cabelo

resgate de aves

Iema resgata 69 aves em criadouro clandestino em Castelo

Close-up of male hands holding fresh roasted coffee beans in his hand and showing it good quality

Rodada de negócios internacional conecta cooperativas de café brasileiras a compradores estrangeiros

segurança de autoridades

Assessoria Militar do TJES realiza instrução especializada em Segurança de Autoridades