Escritora capixaba Lilian Menenguci tem obra selecionada em Concurso Literário de Portugal

Publicado em 13/12/2023 às 08:50

Compartilhe

golden-assessoria-13-12

A escritora capixaba Lilian Menenguci, um dos nomes contemporâneos mais lembrados quando se fala em literatura infantil produzida no Espírito Santo, está entre as autoras e os autores selecionados pelo “Prêmio Matilde Rosa Araújo”, de Portugal.

O concurso Lusófano Trofa, “Prêmio Matilde Rosa Araújo”, organizado pela Câmara Municipal da Trofa, com o apoio do Camões Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal, tem por objetivo promover a escrita criativa e valorizar a expressão literária; criar e consolidar hábitos de leitura e escrita; divulgar autores da Comunidade de Países da Língua Portuguesa e promover a ilustração na literatura infantil.

Na edição de 2023, o concurso recebeu 353 obras de países como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e, também, de Portugal. Duas categorias são admitidas no concurso: melhor conto infantil e melhor ilustração infantil. Na categoria “conto infantil”, a obra da capixaba Lilian Menenguci consta selecionada.

“Em razão do regulamento do concurso, ainda não posso divulgar o nome do conto literário selecionado; e, menos ainda, o pseudônimo com o qual assino a obra. A seleção do trabalho nessa fase do concurso, contudo, já é motivo para comemoração. Afinal, é a minha primeira admissão literária, voltada para crianças, em evento de natureza internacional”, comenta a escritora.

A autoria do melhor conto e a autoria da melhor ilustração receberá, cada uma, 2.500 euros. O conto infantil vencedor será ilustrado pela vencedora ou vencedor do prêmio de melhor ilustração infantil. Em seguida, produzida a publicação do livro e planejada a sua distribuição.

Obras lançadas

Escritora independente, que executa todo o processo criativo do livro, da produção à distribuição das suas obras, sem passar por uma editora comercial, Lilian Menenguci é autora dos livros ‘Os medos de Lili’, ‘Casa de papel’, ‘A criança mágica’, ‘O mistério da bolinha de gude’ e, o recém-lançado, ‘A gente, às vezes, é assim!

Inclusive, a capixaba celebra: seu livro ‘A criança mágica’, obra que propõe um (re)encontro com a criança que existe em cada um de nós, atingiu a marca de 13 mil exemplares vendidos.

Fonte/Foto: Golden Assessoria

Veja também

brasil-12-04-ft-secretaria-municipal-de-sao-sebastiao

Justiça liberta donos dos cães que atacaram a escritora Roseana Murray

geral-01-03-Luciano-Rocha-STJ

Manter foro privilegiado mesmo ao deixar cargo é voto da maioria no STF

cultura-12-04-ft-div

Fames celebra Semana da Voz com performances eruditas e populares de Jacob do Bandolim a Vivaldi

esportes-12-04-ft-div-gov-es

Remo Paralímpico do Vitória FC fatura ouro na 1ª regata de 2024

esportes-12-04-ft-divulg

Final do Capixabão 2024 será transmitida em varias emissoras neste sábado (13)

AGRO-12-04-FT-GOV-ES-DIVUL

Feira ES+Café promove imersão no universo da cafeicultura capixaba

geral-11-04-Reproducao-Banco-Central

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da constituição do pais

geral-11-04-freepik

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos a distância e presencial