Escola que fica próxima a barranco em Santa Leopoldina será reformada

Publicado em 29/08/2023 às 11:56

Compartilhe

reforma-de-scola

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Leppaus, localizada em Holanda, na zona rural de Santa Leopoldina, teve o pátio atingido por um deslizamento de terra, o que causou diversas rachaduras na estrutura. A unidade escolar fica próxima a um barranco, o que põe em risco a segurança de professores e alunos.

No início do mês de agosto, o deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania), vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, visitou no início a escola e fez a promessa ao prefeito Romero Endringer (PTB) e a toda a comunidade escolar de que se empenharia para reverter a situação. Antes do fim do mês, a resposta veio da boca do próprio governador Renato Casagrande (PSB), que garantiu o repasse necessário para executar a obra. 

“Eu me sensibilizei com o problema, fui ao local, pedi a ajuda dos meus colegas da Comissão de Educação da Assembleia e chamei a atenção do governo do Estado. O resultado está aí: a obra será realizada”, comemorou Gandini, que agradeceu a resposta rápida do governador.

O deputado disse que, ao visitar a escola, fez questão de se comprometer em dar uma resposta rápida à comunidade, até por conta da gravidade. “Uma parte do talude onde está localizada a escola está cedendo, e o secretário municipal de Obras alertou que ‘Se chover, aconselho que vocês saiam’. Imagine você estudar numa escola em que não pode chover?”, questionou o deputado.

Gandini conta que o próximo passo é acompanhar de perto as etapas antes do início da obra, mas, segundo ele, a secretária de Estado de Governo, Emanuela Pedroso, garantiu celeridade para evitar riscos aos 200 alunos. No mesmo local, porém, no noturno, funciona o ensino médio, com a Escola Guilhermina Hulda Kruger Reinholz.

QUADRA – Segundo o deputado, na sua visita de fiscalização, ficou constatada a necessidade ainda de uma quadra esportiva para que os alunos possam realizar as atividades físicas. Atualmente, os alunos realizam a atividade de Educação Física nas salas de aula.

“Estou fechado com a população leopoldinense para conseguirmos as obras tão esperadas. Podem contar com nosso mandato sempre”, garantiu o vice-presidente da Comissão de Educação.

Indagada pela imprensa, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Santa Leopoldina informou que foi realizado o isolamento da área de risco, para que os alunos não tenham acesso. Há uma entrada alternativa que é segura.

A administração também esclareceu que há um plano de segurança com melhorias da estrutura do imóvel. Calhas foram instaladas. O projeto de reforma está em fase inicial de licitação e o muro de arrimo (contenção) está sendo avaliado.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Deputado Fabrício Gandini

Veja também

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo

policia-14-06-moto-roubada-mf

Motocicleta é furtada em Marechal Floriano e vítima diz que vai mudar de cidade

capa-coluna-vida-saudavel-2

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

politica-14-06-ft-assessoria-Janete-de-Sa-Desportiva-Ferroviaria

Estádio da Desportiva Ferroviária poderá se tornar patrimônio cultural material do Estado

mundo-14-06-ft-Divulgacao-Queen-Elizabeth-Hospital-vacina-cancer

Vacinas contra o câncer estão em testes no Reino Unido