Escola propõe conscientização sobre autismo em Alfredo Chaves

Publicado em 03/04/2024 às 14:12

Compartilhe

geral-03-04-Clovis-Rangel-autismo-alfredo-chaves

Texto e foto: Clovis Rangel

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Camila Motta, em Alfredo Chaves, promoveu uma ação em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo na sede da instituição, no bairro Ouro Branco, e pelas ruas do Centro do município.

As atividades tiveram início a partir das 9h30 da última terça-feira (02), com uma passeata e panfletagem nos estabelecimentos comercias da cidade. Participaram das atividades os dois alunos da unidade escolar que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Isaac Alves da Silva, 17 anos, do 3° IM01-EM; e o Luis Felipe Vieira Mognhol, que tem 15 anos e cursa o 1° IM02-EM.

Além deles, participaram os seis “Jovens Protagonistas” da escola, acompanhados de três idealizadoras da iniciativa, as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) Regina Vaneli, Bruna Volponi Paganini e Salete Pompermayer.

Na parte da tarde, a partir das 13h, todos assistiram a uma palestra sobre o tema, ministrada pela terapeuta ABA e especialista em Neuropsicologia, Danielly Wotkosky, e pela fisioterapeuta e aplicadora ABA, Marília Munaldi. Os alunos do 1º e 3º também participaram do bate-papo.

Diretor da EEEFM Camila Motta, Felipe De Nadai Furtado lembrou que o Dia da Conscientização do Autismo, comemorado no último dia 2 é o primeiro passo para a construção de uma sociedade compreensiva e acolhedora.

“Nesse sentido, colocar o tema em debate é um dos caminhos para que as pessoas iniciem seu processo de entendimento sobre o tema. Nas escolas, transmitir esse conhecimento de qualidade é um dever, assim como formar recursos humanos de múltiplas áreas, que tenham condições de atuar com indivíduos neurodiversos”, afirmou ele.

Felipe destacou ainda que a instituição atende 11 alunos com deficiência, sendo dois autistas. Todos eles são inseridos em atividades pedagógicas adaptadas. “Costumo dizer que, para nós, pais e educadores de autistas, a conscientização deve acontecer sempre que nos oportunizam falar sobre isso, pois o autismo ainda é desconhecido por muitos. Na nossa escola as atividades são adaptadas de acordo com a necessidade deles em todas as disciplinas, são amados e cuidados por nossa equipe e pelos colegas”, finalizou.

Veja também

cultura-12-04-ft-div

Fames celebra Semana da Voz com performances eruditas e populares de Jacob do Bandolim a Vivaldi

esportes-12-04-ft-div-gov-es

Remo Paralímpico do Vitória FC fatura ouro na 1ª regata de 2024

esportes-12-04-ft-divulg

Final do Capixabão 2024 será transmitida em varias emissoras neste sábado (13)

AGRO-12-04-FT-GOV-ES-DIVUL

Feira ES+Café promove imersão no universo da cafeicultura capixaba

geral-11-04-Reproducao-Banco-Central

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da constituição do pais

geral-11-04-freepik

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos a distância e presencial

brasil-11-04-ft-Lenio-Cidreira-Liberdade-News

Acidente com ônibus de turismo na Bahia deixa 8 mortos e 24 feridos

mat-paga-11-04-brasil

Como Recuperar Conversas Apagadas do Instagram?