Escola de São Miguel faz muitas pessoas felizes com projeto solidário
Publicado em 14/05/2022 às 11:02
Texto: Sidney Dalvi / Fotos: Divulgação
São Miguel
O mês de maio de 2022 ficará marcado para os alunos, funcionários e comunidade escolar da EMEF Eugênio Pinto Sant´Anna, que fica na localidade de São Miguel, a cerca de 15 quilômetros de Campinho, Sede de Domingos Martins.
A partir do tema de estudo “Sou cidadão no mundo e na comunidade”, os alunos do 1º ao 5º anos, estudaram temas como: cidadania e empreendedorismo e colocaram em prática um projeto de ação solidária.
A diretora da Escola, Giselle Mulinari, afirmou que foi um momento muito gratificante para todos da comunidade escolar. “Foi brilhante poder ver o sentimento de solidariedade e cooperação. Agradecemos a todas as pessoas envolvidas, mas principalmente às professoras Rosinéa Maria de Freitas Padilha, Farleide Loose Sant’Ana e Lúcia Elena Sant’Ana Waiandt, que ficaram à frente da execução do projeto”, destacou a diretora.
OFICINAS DA FELICIDADE – A comunidade escolar, após um debate acerca de responsabilidade econômica, social e ambiental, realizou oficinas em que foram produzidos desde biscoitos caseiros e pinturas de panos de prato, até bijouterias.
Da mesma forma, foi decidido qual instituição seria beneficiada com o trabalho escolar. Foi então que a “Sou Feliz”, entidade de amparo aos idosos, localizada em Marechal Floriano, receberia todo o fruto colhido a partir das produções.
“Além das oficinas, realizamos entre as crianças o “Bingo da Solidariedade”. Foi arrecadado um pouco mais de dinheiro para destinar à instituição. Os estudantes também fizeram a propaganda de seus produtos através das redes sociais e, para nós foi um sucesso”, afirmou a professora Lúcia.
Ao todo foram destinados à entidade: R$ 1.038,00 em espécie, 20 pacotes de fraldas geriátricas, além de feijão, laranja e mexerica, que foram doados pela comunidade local.
O ato de solidariedade beneficiou 27 idosos e, a gerente pedagógica da Secretaria de Educação e Esporte de Domingos Martins (SECEDU), Roseli Gonoring Hehr, destacou o trabalho realizado pela escola, que culminou com um ato cidadão.
“É muito importante que a escola desenvolva seu trabalho pensando na formação de nossas crianças e adolescentes, pautando questões de cidadania, respeito e valorização dos idosos. E melhor ainda é quando este trabalho vai para além dos muros da escola e envolve a família. Toda comunidade escolar está de parabéns pelo belo trabalho realizado, na certeza de que a semente para um mundo melhor está sendo lançada”, concluiu Roseli.