Escola de Melgaço desenvolve projeto de leitura e cria clube do livro com seus estudantes 

Publicado em 01/08/2022 às 09:05

Compartilhe

Escola-de-Melgaco-desenvolve-projeto-de-leitura-e-cria-clube-do-livro-com-seus-estudantes-

Texto: Edézio Peterle / Fotos: Divulgação

A Escola Municipal Augusto Peter Berthold Pagung, localizada no distrito de Melgaço, em Domingos Martins, criou o projeto “Minha escola lê”, proporcionando mais uma prática de leitura com os seus alunos. A iniciativa gerou bons resultados, entre eles a criação de um Clube do Livro com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.  

O clube realiza encontros semanais, onde os jovens compartilham suas percepções do capítulo do livro lido durante a semana. O envolvimento dos alunos na proposta tem impressionado a equipe escolar e as famílias dos jovens.  

A iniciativa é resultado de um trabalho que a escola realiza desde 2012 e que tem como tema: “Meu lugar, minha moradia, minha cultura, minha sabedoria”. A partir daí, os conhecimentos previstos no currículo são trabalhados de forma contextualizada e relacionados à realidade, dando mais sentido e significado. 

Atendendo um dos princípios da gestão democrática que é fazer ‘com’ e não ‘para’ as pessoas, no início de cada ano, a escola aplica questionários, realiza reuniões com pais e estudantes para fazer um diagnóstico para saber qual tema estes sujeitos apontam como pertinentes a serem trabalhados, considerando o contexto em que vivem”, explica a diretora da escola, Edir Marli Föeger.  

Após o levantamento das informações, a equipe da escola se reúne e faz o alinhamento dos temas com o currículo, analisa as ações e as possíveis parcerias a serem realizadas. Um exemplo dessa parceria foi o trabalho realizado com o agrônomo aposentado do Incaper, Adolso Brás Sunderhus, que apresentou o projeto “Trilhas de Melgacinho”. 

A proposta contribuiu com o conhecimento através de rodas de conversas, palestras e trabalhos com os estudantes que têm tornado as aulas ainda mais dinâmicas e participativas. “Por meio desta parceria, várias ações estão sendo desenvolvidas e tem agregado muito ao trabalho da escola, principalmente a aproximação da escola com as famílias, que passaram a acreditar mais na escola”, acrescentou a diretora Edir. 

Projeto de leitura 

Dentro dessa linha de trabalho, a escola percebeu uma defasagem de leitura e escrita dos estudantes e, a partir de orientação da Secretaria Municipal de Educação, o grupo gestor juntos aos professores criaram o projeto “Minha Escola lê”. Por meio desta ação, a literatura tem feito parte da rotina da escola, concomitante há o incentivo para a organização dos líderes de turmas, do protagonismo infanto-juvenil, o estímulo para a leitura em todos os níveis e, por causa deste projeto, a turma do 6º ano, criou o Clube do Livro. 

“Enquanto diretora, foi uma surpresa ver o entusiasmo e a auto-organização dos estudantes, bem como a alegria com que se reúnem para realizar as leituras e o compartilhamento, mesmo sendo fora do horário de aula. As famílias comentam sobre como o projeto tem influenciado para a prática da leitura em casa. Vale destacar que o trabalho já é visível no desenvolvimento da escrita dos estudantes, isso anima a equipe a buscar práticas que possibilitam uma educação de qualidade”, comentou a gestora da escola. 

Neste mesmo sentido, a pedagoga da escola, Valkíria Bullerjahn Rodrigues destaca que atualmente todos os espaços estão sendo pensados para que os estudantes sintam o desejo pela leitura. “Desta forma, colocamos a árvore dos livros na entrada da escola, assim antes de começar a aula e enquanto estão aguardando o transporte ao final do período letivo, ocupam o tempo com a leitura, viajando pelos livros”, contribui a pedagoga.  

Veja também

Estudantes-aprendem-a-utilizarem-cascas-de-frutas-e-legumes-em-Marechal-Floriano

Estudantes aprendem a utilizarem cascas de frutas e legumes em Marechal Floriano

Bairro-Alto-Marechal-ganhara-obras-de-reurbanizacao-nos-proximos-dias

Bairro Alto Marechal ganhará obras de reurbanização nos próximos dias

Onibus-do-Hemoes-fara-coleta-de-sangue-em-Afonso-Claudio

Ônibus do Hemoes fará coleta de sangue em Afonso Cláudio

Domingos-Martins-recebe-recursos-do-Governo-do-Estado-para-editais-na-area-cultural

Domingos Martins recebe recursos do Governo do Estado para editais na área cultural

Campanha-eleitoral-comeca-hoje-16-nas-ruas-do-pais

Campanha eleitoral começa hoje (16) nas ruas do país

Conselho-de-Assistencia-Social-fara-eleicao-de-novos-membros-em-Domingos-Martins

Conselho de Assistência Social fará eleição de novos membros em Domingos Martins

Semana-sera-de-frio-e-chuva-em-boa-parte-do-Brasil

Semana será de frio e chuva em boa parte do Brasil

Ministerio-da-Saude-ativa-Sala-de-Situacao-para-combate-do-sarampo-no-Pais

Ministério da Saúde ativa Sala de Situação para combate do sarampo no País