Escola da comunidade de Perobas em Domingos Martins comemora seus 70 anos

Publicado em 13/09/2018 às 11:24

Compartilhe

O EMEF Antônio Francisco Erlacher, na comunidade de Perobas, em Domingos Martins, estará em festa na próxima sexta-feira (14), com as comemorações dos 70 anos da instituição, que serão completados no próximo dia 22 de setembro.

As festividades fazem parte de um projeto que vem sendo desenvolvido na instituição durante esse ano de 2018, no qual os estudantes e professores trabalharam a temática dos 70 anos da escola.

O evento, que terá entrada franca, será iniciado às 17 horas com composição de mesa, apresentações culturais sobre a história da escola com danças, teatros, paródias, memórias, desfile, além da distribuição de bolo e do forró com Ernesto Mathias.

Durante o encontro, também haverá um momento de homenagem a primeira professora e diretora da escola, Helena Lemck Tesch, 93 anos. De acordo com o diretor da escola, Regiano Erlacher, a iniciativa visa relembrar e preservar a história da instituição. “O objetivo está sendo o conhecimento da história de nossa escola, para não perder a essência de como tudo isso começou”, destacou o Regiano.

Escola da comunidade de Perobas em Domingos Martins comemora seus 70 anosLigação forte com a comunidade de Perobas

Inaugurado em 22 de setembro de 1948, o EMEF Antônio Francisco Erlacher passou por seis modificações em seu nome, sendo inicialmente chamado de Escola Singular Rural de Perobas.

Sua história é ligada aos primeiros imigrantes alemães e pomeranos que chegaram à localidade e a denominaram de Perobas, muito por conta da árvore de madeira chamada peroba que era popular na região.

A escola surgiu devido à necessidade de alfabetização dos filhos dos primeiros imigrantes chegados à região. O senhor João Erlacher cedeu uma sala ao lado de seu comércio, para a realização das aulas multisseriadas, onde estudavam 12 alunos, e a professora era responsável pela alfabetização, limpeza e preparo da alimentação, que não se tem registro de seu nome, era apelidada de Fofa.

Em 1947, iniciou a construção da Escola Singular Rural de Perobas, em terreno doado pelo senhor Antônio Francisco Erlacher, sendo inaugurada em 22 de setembro de 1948. Nesse dia foi plantado um pé de cipreste em frente ao jardim principal de Perobas, árvore esta que segue no mesmo local.

Ao longo deste quase 70 anos, a instituição, que foi Estadual e agora é municipal, já teve nove diretores e passou por diversas mudanças e obras para ampliação de sua estrutura, como a construção da quadra poliesportiva, inaugurada em 1995.

Atualmente, a escola atende a uma média de 150 alunos, bem estruturada, mas com algumas instalações consideradas inadequadas pela direção para manter os arquivos em segurança. Ainda de acordo com a direção, o objetivo da instituição é sempre manter o seu compromisso com uma educação de qualidade voltada para uma melhoria significativa na qualidade de vida desta comunidade.

Veja também

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024

Efeito Trump impulsiona retrocessos globais em direitos humanos, aponta Anistia Internacional

WhatsApp Image 2025-04-29 at 14.43.39

Praia da Costa será palco da 7ª Etapa do FET Beach Tennis

Vacina Influenza-9

Vacinação contra gripe tem baixa adesão no ES e preocupa autoridades

Imagem do WhatsApp de 2025-04-29 à(s) 16.55.49_66f4a050

Santa Teresa Gourmet começa amanhã (1⁰) com fartura gastronômica

Foto Ana Rita - CAPA

Grupo de mães busca conscientização sobre o autismo em Domingos Martins

coluna-vida-saudavel

Vacinas contra o câncer: uma nova fronteira na prevenção e tratamento da doença

mc_previdencia_socialsantos_fc2108200888

Descontos não autorizados em benefícios do INSS geram crise na Previdência

corpo_48543_FestadaPenhaMonicaOliveira1

Festa da Penha: missa de encerramento reúne 250 mil pessoas