Entenda o que é VPN

Publicado em 21/09/2022 às 10:14

Compartilhe

Entenda-o-que-e-VPN

Com o avanço da tecnologia, a internet se tornou a principal ferramenta para pessoas e empresas armazenarem seus dados e realizarem diversas atividades. Porém, a segurança de navegação ainda é um problema.

Logo, os usuários buscam alternativas para manter suas informações protegidas e utilizarem suas redes sem preocupações. A conexão VPN é uma forma de fazer isso e ainda oferece outras funções.

Quer conhecer mais sobre o que é, quais são as melhores VPNs e para que serve esse serviço? Continue a leitura, preparamos um conteúdo explicando as principais dúvidas do assunto.

O que é VPN?

A sigla VPN que em inglês significa Virtual Private Network é um serviço utilizado para estabelecer uma conexão segura e privada na internet. Assim, sua navegação é criptografada e sua identidade não pode ser reconhecida.

Esse tipo de serviço evita o rastreamento de dados, assim como o roubo de informações pessoais. É muito utilizado por pessoas e empresas que desejam proteger a sua rede de internet, garantindo mais privacidade e segurança.

Além disso, é possível encontrar VPN na versão gratuita ou na versão paga. Porém, o modelo que não exige pagamento pode conter algumas limitações de uso e pouca qualidade de funcionamento. Por outro lado, o custo zero e a segurança superior podem ser vantagens para usuários domésticos.

Por isso, antes de escolher qual rede virtual privada utilizar, é importante considerar alguns fatores como, por exemplo, a velocidade. Ainda nesse texto, você vai descobrir quais os tipos e quais as funções da VPN.

Quais são os tipos de VPN?

Atualmente, existem diferentes opções de conexão VPN, mas duas delas são as principais e mais buscadas pelos usuários. Veja quais:

VPN acesso remoto

O chamado VPN de acesso remoto trata-se de uma conexão que ocorre por meio da internet e pode ser realizada remotamente, como o próprio nome já indica.

Os principais interessados nesse tipo de serviço são aqueles que o utilizam para fins domésticos, como acessar conteúdos internacionais restritos ou então que querem garantir mais segurança.

Além disso, os usuários corporativos se beneficiam dessa VPN para acessar, remotamente, arquivos e dados importantes da empresa quando estão em uma localização diferente. 

VPN roteador a roteador

Também conhecida como “VPN site a site”, por ela é possível conectar a rede matriz de uma empresa com as demais sedes, criando uma unificação mais segura e protegida dos dados.

Logo, é mais usada nos ambientes corporativos, principalmente por empresas que possuem escritórios em diferentes localizações geográficas. Isso gera uma ponte de comunicação privada entre elas.

Para que isso seja possível, um dos roteadores precisa ser o “cliente”, geralmente sendo o da matriz, enquanto os demais roteadores são os “servidores”. Após uma autenticação de todos os aparelhos, a conexão acontece.

Para que serve uma VPN?

A conexão VPN oferece diversas funcionalidades que podem tornar a navegação na internet mais segura e prática. Entre elas, podemos citar o aumento de segurança com seus dados pessoais ou empresariais.

Confira abaixo quais são os principais benefícios de uma VPN e como ela pode ser útil no dia a dia.

Proteção de dados

Uma das funções da VPN é a proteção de dados. Isso porque, o uso desse serviço cria uma chave de criptografia para leitura das informações privadas, dessa forma, quem não possui acesso não consegue roubar os seus dados.

A criptografia segura da Virtual Private Network evita que hackers façam ataques cibernéticos na sua rede, mesmo que houvesse uma tentativa, levaria muito tempo para decifrar os códigos e de fato retirar informações importantes.

Disfarçar origem do tráfego

Outro motivo que atrai a atenção para o uso da VPN é que com ela é possível disfarçar a origem da sua navegação pela internet, ou seja, a localização real do seu dispositivo móvel ou computador.

Além disso, grande parte dos servidores desse tipo não guardam históricos de atividades na rede. Mesmo aqueles que fazem o armazenamento, não divulgam essas informações para outros, mantendo a privacidade do usuário.

Acesso a conteúdo com exclusividade regional

Assim como é possível disfarçar a sua localização real, a VPN também é usada para ter acesso a servidores de outros países, mudando a informação real de paradeiro do seu IP.

Dessa forma, o usuário pode acessar conteúdos que estão somente disponíveis em países específicos. Essa necessidade de mudança de localização do IP pode surgir para pessoas que estão morando fora do seu país natal, por exemplo.

Transferir dados de forma segura

A transferência de dados por meio da rede de internet exige alguns cuidados para que o processo seja seguro e não corra riscos de vazamentos de informações pessoais ou de uma empresa.

Por isso, utilizar a VPN para realizar essa atividade é uma forma de proteger seus dados e evitar prejuízos, já que, o serviço de rede privada virtual consegue se conectar a outros servidores usando criptografia.

Por que usar uma conexão VPN?

Toda vez que você realiza uma navegação pela internet, sua movimentação é rastreada e registrada pelo servidor do seu dispositivo, seja ele computador, celular ou outro aparelho.

Embora pareça que suas informações estão seguras, a falta de uma proteção facilita para eventuais roubos de dados e problemas causados por ataques a sua rede de conexão.

Por isso, cada vez mais pessoas procuram utilizar a VPN para evitar esses prejuízos e ter mais segurança na internet, principalmente quando estamos conectados a redes Wi-Fi públicas.

Agora você já sabe o que é VPN, suas funções e por que vale a pena utilizar esse serviço. Esperamos que o conteúdo tenha tirado suas dúvidas sobre o assunto e você possa aproveitar ao máximo os benefícios da conexão!

Veja também

agro-19-06-ft-incaper

Unidades demonstrativas vão incentivar irrigação sustentável na cafeicultura capixaba

esporte-19-06-ft-gov-es-surfista-capixaba

Surfista capixaba conquista segundo lugar em etapa do Sul-Americano

saude-19-06-ft-Cicero-Modulo-CIAM-PMMF

Marechal Floriano oferece suporte psicológico e jurídico a mulheres

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Julio Huber e Divulgação

Domingos Martins realiza festa em homenagem à padroeira Santa Isabel

politica-19-06-ft-gov-es-alunos

Governo do Estado oferece mais de mil vagas em cursos técnicos nos CEETs

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

A garantia da acessibilidade no transporte aquaviário

geral-18-06-ft-gov-es-detran

Detran|ES informa sobre indisponibilidade temporária na realização de serviços do órgão

politica-18-06-ft-MARCELO-CAMARGO-AGENCIA-BRASIL

PEC que permite trabalho para adolescentes de 14 anos será discutida hoje