Energia Renovável: Potencialidade para o desenvolvimento econômico e sustentável do ES

Publicado em 05/02/2020 às 14:24

Compartilhe

Investir em fontes de energia renovável é uma ótima opção para empresários que buscam alternativas para redução de custos operacionais. A instalação de placas fotovoltaicas (para aquisição de energia solar) ou aerogeradores (para aquisição de energia eólica) é uma maneira de alcançar a independência energética do negócio com o uso de fontes inesgotáveis.

Atualmente, a conta de energia elétrica representa um dos principais custos fixos das empresas, principalmente nos setores industriais que consomem elevada quantidade para movimentação do parque fabril. O investimento na geração própria tem se tornado uma boa alternativa para redução desta despesa dentro dos empreendimentos, o que significa o redirecionamento do recurso, antes utilizado para a geração de energia necessárias a outras atividades, como modernização e inovação da empresa.

Além dos benefícios financeiros, a implantação dos sistemas contribui para a preservação dos recursos naturais esgotáveis utilizados na produção de energia, como também, para a redução da emissão de gases poluentes nocivos ao meio ambiente e à saúde da população.

No Espírito Santo, a produção energética renovável representou 7,4% de toda energia produzida em 2018, segundo o balanço energético do Estado feito pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado do Espírito Santo (ARSP).

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Instalação de placas fotovoltaicas

O sistema fotovoltaico é composto pelas placas solares e demais equipamentos do kit de energia solar. Esse sistema transforma a luz do sol em energia elétrica e pode suprir todo o consumo de um empreendimento, como comércio ou empresa, garantindo uma economia de até 95% na conta de luz. O investimento retorna em, aproximadamente, quatro anos, proporcionando mais de 25 anos de geração de energia, que é o tempo de vida útil dos equipamentos instalados.

No Espírito Santo, apenas 1,9% da energia produzida deriva desse tipo de fonte, correspondendo a 36,9 Megawatts (MW), o que faz com que o Estado ocupe o décimo quarto lugar no ranking de estados brasileiros que mais investem em energia solar, segundo levantamento da Aneel/Absolar, deste ano.

Com incidência solar em praticamente todos os meses do ano, o Estado possui uma potencialidade significativa ainda a ser explorada.

Energia Eólica

O Espírito Santo possui grande potencial de investimento para empreendimentos eólico-elétricos. As chamadas, fazendas eólicas, produzem eletricidade de forma limpa, sem emitir gases poluentes na atmosfera, mas dependem de fatores meteorológicos para funcionar. Por isso, é importante que o sistema opere interligado com diferentes fontes de energia, para compensar uma possível falta de vento ou cobrir aumentos na demanda.

Em destaque, a ARSP, aponta duas regiões ao longo do litoral capixaba que apresentam boa potencialidade para o investimento na produção de energia eólica:

Litoral de Linhares: Norte Área com vocação para grandes usinas eólicas (dezenas a centenas de Megawatts), necessárias para diluir os custos da interligação ao sistema elétrico regional.

Municípios de Presidente Kennedy e Marataízes: Litoral Sul
Apresenta vocação para usinas eólicas (dezenas até centenas de Megawatts). Área com menores custos de interligação ao sistema elétrico.

Crédito para Economia Verde

Mesmo com a potencialidade, a utilização de fontes de energia renováveis em terras capixabas ainda é pouco explorada. Como estratégia para mudar esse cenário, o Governo do Espírito Santo oferece alternativas para empresas investirem nos modelos, como, por exemplo, a linha para Economia Verde, disponibilizada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

O que é?

É um financiamento para incentivar o desenvolvimento da eficiência energética, das melhores práticas de controle ambiental e do uso de materiais recicláveis. A linha busca apoiar a adoção de sistemas de produção e consumo que preservem os recursos naturais, utilizem fontes de energia renováveis, mantenham a vegetação nativa, além de outros procedimentos que contribuam para a correta utilização de ativos ambientais.

O que pode ser financiado?

– Investimentos em energia renovável e eficiência energética;
– Apoio a empresas que utilizem subprodutos ou produtos reciclados como principal matéria-prima em seus processos produtivos; Condicionantes ambientais aplicadas pelos órgãos competentes;
– Apoio a empresas participantes da cadeia de materiais reaproveitáveis; Investimentos no controle ambiental;
– Apoio a projetos com capital de giro associado (financiando investimento fixo e capital de giro).

Quais são as principais vantagens?

– Isenção de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF):
– Financia implantação de negócios e até 100% do valor do investimento:
– Financiamento de investimentos nos 12 meses anteriores ao protocolo da solicitação;
– Financiamento de equipamentos importados;

Veja também

IMG_2293 (2)

Gêmeos capixabas conquistam pódios no International Open de Jiu-Jitsu

Captura de tela 2025-11-17 094421

Governo entrega barracas de feira e reforça estrutura da agricultura familiar em Pedra Azul

HQF_5391

Governo do Estado promove recepção de novos professores efetivos da Sedu

Imagem do WhatsApp de 2025-11-17 à(s) 11.53.28_09587a35

Coral que se apresentou ao Papa e na Casa Branca chega ao ES

toms0114

Enem 2026 será utilizado para avaliação da educação básica

capa

Depósito com cerca de 100 veículos abandonados em Domingos Martins escondia focos de mosquito

Design Marcel Carone1

Quando o governo inclui, a sociedade avança

enem 2 dia

Enem 2025: confira orientações para o 2º dia de provas