Encontro reunirá centenas de chefs do Brasil e da Itália nas montanhas capixabas

Publicado em 06/09/2022 às 09:52

Compartilhe

Encontro-reunira-centenas-de-chefs-do-Brasil-e-da-Italia-nas-montanhas-capixabas

Pela primeira vez no Espírito Santo, renomados chefs de cozinha de todo o Brasil e da Itália participarão de um encontro de dois dias nas montanhas capixabas. A Federação Italiana de Cozinha (FIC), que no país reúne chefs, donos de restaurantes, cozinheiros e estudantes de 25 Estados brasileiros, fará a sua convenção anual em Domingos Martins.

No Brasil, a Federação existe há 15 anos e hoje conta com mais de 700 membros associados à FIC Brasil, que é uma associação integrante à Federação mundial. O encontro, nos dias 24 e 25 de outubro, será realizado pela primeira vez fora de São Paulo. De acordo com o chef Ari Cardoso, que está coordenando o evento no Estado juntamente com os filiados capixabas, mais de 500 membros da FIC estão sendo esperados.

“Muitos desses profissionais não conhecem o Espírito Santo, e estarão circulando na região, com as famílias, dias antes do evento. Como muitos dos chefs possuem restaurantes em várias partes do Brasil, nossa expectativa é de que produtos típicos do Estado possam encantar esses profissionais, e isso gerar negócios para os nossos produtores”, destacou o chef Ari Cardoso, que é diretor da entidade no Espírito Santo.

E, para estimular o contato de produtores capixabas com os chefs e donos de restaurantes que estarão no evento, um amplo estande destinado ao agroturismo capixaba terá espaço garantido na feira, que fará parte do evento.

Além disso, ingredientes do Espírito Santo serão usados no preparo de pratos durante a Convenção. O presidente mundial da FIC, Rocco Pozzulo, além de dois diretores, virão da Itália para o evento, bem como chefs de países da América do Sul.

PROGRAMAÇÃO – Apesar de oficialmente o evento ocorrer nos dias 24 e 25 de outubro, no dia 23 haverá um jantar de boas-vindas no restaurante do Hotel Fazenda China Park, onde será realizada a Convenção.

No primeiro dia de programação, após o café da manhã, será exibido um vídeo institucional sobre o turismo do Espírito Santo, seguido por palestras ministradas por chefs filiados. O almoço terá como tema: “O mar e as montanhas capixabas”. Durante a tarde haverá mais três palestras e, ao final do dia, uma mesa redonda com chefs renomados. Um jantar de gala fechará a programação da noite.

No segundo dia, a manhã será destinada a aulas shows e apresentação de equipamentos e produtos de cozinha. O almoço será com carnes feitas no fogo de chão. O tradicional tombo da polenta de Venda Nova do Imigrante encerrará a programação da Convenção. Apenas os associados à FIC poderão participar do encontro, mas a feira dos produtos e do agroturismo capixaba será aberta ao público.

Como fazer parte da FIC

Para fazer parte da associação, o interessado deverá ter algum vínculo com a gastronomia, e participar de alguns encontros didáticos – no decorrer de dois anos – que são realizados em Estados onde há participantes, ministrados por chefs experientes. Além disso, há uma taxa anual para os associados. Os integrantes também podem participar de eventos e cursos promovidos pela FIC, como também, da convenção anual.

CONVENÇÃO FIC 2022

Quando: 24 e 25 de outubro
Onde: Hotel Fazenda China Park, Domingos Martins-ES
Como participar: é preciso ser filiado à Federação Italiana de Cozinha (FIC)
Como se filiar: www.ficbrasile.com.br
ou pelo telefone: (27) 99636-6899 (Ari Cardoso)

Fonte: Rádio FMZ

Veja também

mundo-13-06-ft-reproducao-internet

Ferida no Líbano diz ter deixado o Brasil após agressão do marido

politica-13-06-Alex-Ferreira-Camara-dos-Deputados

PL que iguala aborto a homicídio tem 78% de rejeição no site da Câmara

policia-13-06-ft-policia-civi-MF-roubo-casal

Casal detido em Marechal Floriano disse que anjo os orientou a praticar furtos em residências

saude-13-06-ft-sesa

Hospital Estadual Central recebe placa comemorativa do selo Diamond pela excelência no tratamento do AVC 

politica-13-06-Helio-Filho-Secom

Armazéns do Porto de Vitória ganham projeto de requalificação

esporte-13-06-ft-gov-es-selecao-capixaba-handebol

Seleção capixaba de handebol disputa Campeonato Brasileiro Cadete

cultura-13-06-ft-gov-es

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

saude-13-06-ft-Criar-Comunicacao-Integrada-medico

Mais de 50 médicos do Espírito Santo respondem por processo no CRM