Encontro da Família Modolo comemora 136 anos de história

Publicado em 22/05/2023 às 17:38

Compartilhe

familia-modolo

Texto: Cícero Modolo / Fotos: Divulgação

Cerca de mais 100 familiares, dos sete filhos de Antônio Modolo (nascido em Iriritimirim, Alfredo Chaves) e Lídia Taquete Modolo (nascida em Rio Fundo, Marechal Floriano- ES), estiveram presentes no encontro, correspondentes a quatro gerações da família Modolo. O encontro dos parentes de uma das tradicionais famílias de Marechal Floriano foi realizado na tarde do último sábado (20), depois de três anos sem acontecer na Família devido à pandemia da Covid-19. O evento aconteceu na Praia da Costa, em Vila Velha.

Estiveram presentes netos, bisnetos e tataranetos do patriarca Antônio Modolo, que veio de Friuli-Venezia Giulia Polcenigo, Italia, em 19 de março de 1887, no navio Vapor Mayrink, com destino a Benevente, hoje municipio de Anchieta. Vieram juntos a esposa Pasqua Bravin, filho Noé Luigi Modolo e irmão de Antônio, Angelo Modolo. São 136 anos da história da Família Modolo no Espírito Santo e no Brasil.

A festa começou com a chegada das pessoas, com distribuição de camisetas comemorativas, que constava a mensagem: “The Modolos”. A tarde chegou rápida e foi o almoço: macarrão, arroz, churrasco de carnes de boi, frango e porco e saladas, acompanhado de vinho, cerveja e refrigerantes. Em seguida iniciou-se uma verdadeira festa italiana ao som de variadas músicas, descontração e empolgação que ficou registrada nos telefones dos familiares.

No domingo os familiares prosseguiram para Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa, para a celebração de uma emocionante missa de ação de graças em agradecimento a vida de Luigi. Durante a missa lembrou-se dos parentes e descendentes falecidos.

“Encontro da Família Modolo comemorando a vida, um ano do renascimento do Luigi Modolo. Com a benção de Deus coroado por grande emoção e alegria este encontro com os irmãos Modolo’s: Jose, Madalena, Rafael, Jorge (in memória), Angela, Mariano e a mim, com a presença de todos os sobrinhos e primos. Além de todas os famiares ligados por laços matrimonial, como esposos e esposas. Com a presença espiritual dos que já passaram para a vida eterna. Gratidão e reconhecimento da graça concebida. O amor é palavra fortaleza desta reunião dos Modolo’s”, descreveu emocionado Carlos Modolo.

“A missa foi um momento único para os que creem no poder da oração. Assim foi o que agradecemos por ver o quanto Deus nos fala por meio da fé. Meu irmão Carlos Modolo, junto do seu filho Luigi Modolo, testemunharam o que Deus proclamou em meio as orações do cerco de Jericó em 2022. O que é a fé? Fe é crer sem ver”, ponderou Angela Modolo.

“Herdamos de nossos pais e procuramos manter viva a união da família. Por isso, sempre encontramos motivos para nos confraternizar e celebrar a vida. Hoje, em especial, nos reunimos para agradecer a vida de Luigi, que há um ano passou por uma grande provação que foi o tratamento e a cura de uma leucemia grave. Somos gratos a Deus e a todas as pessoas que oraram e emitiram muitas vibrações de amor e esperança para a família”, disse emocionada Maria Madalena Modolo Machado.

“Um encontro que vem sendo aguardado com muita expectativa e ansiedade, principalmente pelos familiares. Tivemos que interromper os encontros por conta da pandemia, ou seja, ficamos três anos sem a realização. Ficamos imensamente felizes em proporcionar novamente essa união de grande parte da família Modolo. Muitos não puderam participar devido alguns compromissos de trabalho, mas não deixaram de estarem presentes, foram mencionados”, comentou Rafael Antônio Modolo.

“Só quem esteve presente no evento pode descrever a alegria de estar em uma grande festa onde todos eram parentes, sangue do mesmo sangue. Foi como se estivéssemos reunido em nossa casa juntamente com nossos irmãos, primos, tios e avós que não víamos havia muito tempo”, disse Luana Modolo Figueiredo.

A história da chegada da Família Modolo no Brasil

A família Modolo veio de Polcenigo, uma comuna italiana da região do Friuli-Venezia Giulia, província de Pordenone, na Itália. Foi o irmão de Pasqua Bravin, Giovanni Bravin, casado com Anna Fantin que saiu da Itália no final de 1879, chegando no Brasil em 1880, que escreveu uma carta convidando para virem para o Brasil. Foi então que a família Modolo veio morar em Alexandrina, em 19 de março de 1887, uma seção do ex-núcleo colonial de Castelo.

Com a emancipação do Núcleo Colonial de Rio Novo, em 06 de março de 1880, criou-se o Núcleo Colonial do Castelo, nas terras devolutas à margem do alto Benevente, emancipado, por razões econômicas, em maio de 1881 como Colônia do Castelo, que compreendia diversas seções que hoje pertencem aos municípios de Alfredo Chaves (Carolina, Matilde, São João, Urânia, Maravilha, Alexandrina, Cachoeirinha, Iracema e Deserto), de Marechal Floriano (Araguaya e Victor Hugo) e Vargem Alta (Guiomar e Virgínia, atual Jaciguá).

Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores

A família Modolo, ao chegar no Brasil, ficou na Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, onde foi um importante local de passagem para centenas de milhares de imigrantes que desembarcaram no Brasil através do Porto do Rio de Janeiro. Para atrair a vinda de imigrantes para o Brasil, eram-lhes oferecidos transporte do país de origem e também interno, acesso às terras em núcleos coloniais, além de abrigo temporário na hospedaria. Visava-se atrair mão de obra para a lavoura, especialmente, no processo de abolição da escravidão africana.

Ao sair da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, a Família Modolo viajou até Benevente (Anchieta) e tive que ficar em um dos casarões em quarentena, para depois seguir viagem até as terras dos seus familiares na seção do ex-núcleo colonial de Castelo.

Casarão de quarentena

Os imigrantes que vinham para Benevente (Anchieta) ficavam de quarentena nesse casarão, sob observação, para curarem as doenças contraídas durante a longa viagem para o Brasil ou para que as autoridades da Vila pudessem verificar se eles estavam em boas condições de saúde a fim de entrarem no Espírito Santo, seguindo viagem para as terras do Vale do Rio Benevente.

Confira abaixo fotos desse encontro especial:

Veja também

geral-22-02-agencia-Brasil

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

brasi-22-02-defesa-civil-RS

Bolsa Família antecipa pagamento para municípios do Espírito Santo e Rio Grande do Sul

policia-22-02-gov-es-drones

Drones ampliam a segurança nos complexos prisionais do Espírito Santo

brasil-22-02-freepik-estudante

Caixa anuncia concurso com mais de 4 mil vagas para todo o Brasil

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano