Empreendedores abrem a casa para servir Café Colonial em Alfredo Chaves

Publicado em 02/02/2019 às 12:15

Compartilhe

Dois moradores de Cachoeira Alta, no interior de Alfredo Chaves, estão apostando no agroturismo. Recentemente eles abriram os portões da propriedade e da própria casa, a Estância Solar do Vale, para receber turistas com serviço de café colonial. A novidade é oferecida, por enquanto, para grupos com agendamento prévio.

Os visitantes, além de tomarem um gostoso café, fabricado artesanalmente na região, com diversos produtos cultivados no sítio, podem conhecer e registrar fotos no jardim e nas plantações de uva e pitayas existentes na propriedade, além de comprar ovos, doces e outros itens produzidos na estância.

Empreendedores abrem a casa para servir Cafe Colonial em Alfredo Chaves 03O serviço de café é oferecido na própria casa e no jardim da Estância, de propriedade do decorador de festas, Fernando Volponi e do relações públicas, Dirceu Cetto. O café pode ser servido de acordo com o horário desejado pelo cliente, pela manhã ou à tarde, com agendamento de no mínimo dois dias de antecedência.

Pão caseiro, pão de pitaya, bolos, cavaco, biscoitos, geleias, sucos, queijo, leite, café, aipim cozido, banana da terra, batata doce, caçarola de coco, pão salgado, pão recheado e outros itens fazem parte do cardápio. A maioria dos produtos utilizados no preparo dos pratos é cultivada organicamente na própria estância.

Os visitantes podem comprar, no local, ovos caipira, doce de mamão ou figo, mudas de flores e frutas, além de uva e pitayas, em épocas de colheita. O valor do café colonial é cobrado por pessoa.

Empreendedores abrem a casa para servir Cafe Colonial em Alfredo Chaves 02

A empresária de Vila Velha Beatriz Carlindo Santos, 45 anos, aprovou a iniciativa. “Achei muito legal a ideia, o café é delicioso. Podemos ainda vivenciar a vida no campo e curtir a paisagem do local. Quero voltar com outros amigos”, disse.

Para Dirceu Cetto, um dos proprietários, a ideia surgiu na colheita de uva e pitayas, quando o sítio recebeu muitos visitantes. “iniciamos durante a colheita e resolvemos continuar com o serviço. No inverno pretendemos incluir caldos no cardápio. Queremos oferecer um café típico da roça, com produtos locais, feito artesanalmente e ainda deixar o visitante interagir com a vida no sítio, apreciar o jardim, as criações e os cultivos”, conta.

A Estância Solar do Vale fica na rodovia Giuseppe Cetto, a 5 Km da sede de Alfredo Chaves, num roteiro turístico que sedia a famosa rampa de voo livre de Cachoeira Alta, onde diversos pilotos do mundo inteiro saltam constantemente de parapente e asa delta. No circuito há também a cachoeira Tororoma (não tem local para banho), uma piscina natural formada pelo rio e excelentes pousadas e serviço de voo duplo de parapente. Para agendar o café colonial, basta ligar para: Fernando Volponi (27) 99992-9355 ou Dirceu Cetto (27) 99965-1806.

Veja também

COLUNA GATRONOMIA

Batatas à moda libanesa

banco-de-leite (2)

Banco de Leite do Himaba precisa de doações para atender recém-nascidos internados

{8BCD871C-D86A-A5B2-AAD5-81DD0B2BC15B}

Super Open de Parapente será mantido e shows acontecem na Sede de Alfredo Chaves

WhatsApp Image 2025-05-14 at 16.17.06

Espírito Santo amplia vacinação contra a influenza para toda a população acima de 6 meses

capa

Agricultores protestam contra sugestão de mudança da feira de rua em Domingos Martins

WhatsApp-Image-2025-05-14-at-12.08.57-(1) (1)

Espírito Santo celebra início da colheita de café conilon com safra recorde e destaque internacional

Vital-2024-1

Vital 2025 anuncia atrações e celebra 40 anos do axé em Vitória

Secador de café

Início da colheita de café: Idaf orienta sobre regularização dos secadores no Espírito Santo