Em carta, servidores do Tesouro Nacional pedem reajuste a Guedes

Publicado em 17/02/2022 às 07:20

Compartilhe

116834


source
Paulo Guedes
Reprodução Twitter

Paulo Guedes

Servidores da Secretaria do Tesouro Nacional enviaram carta ao ministro da Economia Paulo Guedes nesta quarta-feira para pedir reajuste salarial compatível com carreiras de referência no Executivo Federal, como da Receita Federal e que o governo federal encaminhe Medida Provisória ao Congresso com tabela remuneratória compatível a outras carreiras de Estado. O documento foi assinado por 416 dos 524 servidores e teve adesão de todos os coordenadores-gerais e de 90% dos gerentes.

Na carta, apontam que o salário de servidores do Tesouro, a depender do nível de progressão de carreira, representa entre 82% e 90% da quantia paga a funcionários da Receita Federal e da Polícia Federal. Eles afirmam que, caso seja aplicado o reajuste a determinadas categorias, poderiam ter remuneração até 30% inferior.

“O desalinhamento em pauta configura-se, portanto, como um desserviço à boa gestão dos recursos humanos do serviço público, ao impor um descompasso injustificado à luz da qualificação, produtividade e responsabilidade das atividades desempenhadas pelos servidores do Tesouro Nacional”, afirma a nota.

Caso as demandas não sejam atendidas pelo governo federal, o Tesouro alerta para entrega de cargos de chefia e de confiança nos próximos dias. Na próxima terça-feira, dia 22, os servidores vão organizar uma paralisação, momento em que irão anunciar a prévia da adesão que, na avaliação de representantes sindicais, deve ser “altíssima”.

A Secretaria do Tesouro Nacional é a principal pasta sob a alçada do Ministério da Economia, e é responsável por realizar transferências a estados e municípios, gerir a dívida pública e negociar títulos públicos, como o Tesouro Direto. O cálculo feito por representantes é que a entrega de cargos terá um impacto “imenso”.

Desde dezembro, o presidente Jair Bolsonaro vem falando sobre conceder aumentos a policiais federais, policiais rodoviários federais e policias penitenciários, como aceno a uma de suas principais bases de apoio. Servidores das demais categorias do funcionalismo federal, em especial de Receita Federal, Banco Central e Tesouro Nacional, também pleiteam recomposição. Eles se queixam que o ministro Paulo Guedes nunca sentou à mesa para conversar sobre o assunto, e apontam pouco diálogo dentro do ministério.

Veja também

fortes-chuvas-2

Sesa orienta população sobre cuidados de saúde após fortes chuvas

bacalhau

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

cafe-1

Quase 10 toneladas de café irregular é apreendido em fiscalização a 47 mercados

dengue-2

Número de mortes por dengue em 2024 no Espírito Santo aumenta para 15

Ação Afemor capa ok

Quase 100 voluntários preparam milhares de marmitas em Pedra Azul para atingidos pelas chuvas

Ponto Alto - Evaldo Teixeira - Domingos Martins Visto do Alto

Ponto Alto recebe obras de melhoria no sistema de esgoto e trânsito terá mudanças

policia-28-03-midias

Policial militar é afastado das funções após abordagem a casal em Domingos Martins

turismo-28-03-budda-ft-divulgacao

Descubra 7 passeios para uma Semana Santa memorável no Espírito Santo