Eleição da rainha e princesas abre a programação da 33ª Sommerfestem Domingos Martins

Publicado em 01/02/2024 às 09:16

Compartilhe

cultura-01-02-PMDM-capa

O desfile que irá eleger a rainha e as princesas da Sommerfest 2024 abre a programação da 33ª do Festival Cultural da Imigração Alemã em Domingos Martins. Neste ano, cinco jovens martinenses concorrem aos postos de representantes oficiais do evento.

O concurso será realizado nesta quinta-feira (01), às 20h, no palco principal montado na área de eventos em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, na sede. As candidatas participaram, na manhã da última terça-feira (30), de uma sessão de fotos na Praça Dr. Arthur Gerhardt.

Para concorrer ao posto, as candidatas devem atender a uma série de requisitos como ter entre 16 e 26 anos de idade, ter ascendência germânica e ser residente do município de Domingos Martins.

O corpo de jurados será escolhido pela comissão organizadora, sendo constituído por um número ímpar de pessoas. Os critérios para a escolha da rainha e das princesas serão: representatividade, postura e desenvoltura na passarela, conhecimento da cultura alemã em Domingos Martins, beleza e elegância, e simpatia.

Uma vez eleitas, rainha e princesas deverão participar de toda a programação da 33ª Sommerfest. Além disso, as vencedoras deverão estar, sempre que forem requeridas, à disposição para viagens e participações em festas, feiras, eventos, confraternizações e demais trabalhos que o cargo impõe no período de fevereiro 2024 até a próxima eleição, durante a 34ª Sommerfest.

Conheça a seguir as candidatas ao trono real

Emanuele Pilger

Idade: 20 anos
Onde mora: Sede – Vila da Paz
Frase: Tudo se torna extraordinário quando sentimos gratidão por cada coisinha que nos acontece.
Quem é: Emanuele gosta de sair com os amigos, dançar, ir à praia e ouvir música. Participa de concursos típicos desde os sete anos de idade e já foi integrante do Grupo Folclórico Bergfreude de Campinho. É comunicativa e positiva.

Maria Eduarda Alves dos Santos

Idade: 16 anos
Onde mora: Sede
Frase: Seja sempre a sua melhor versão.
Quem é: Gosta de estar com a família e amigos e do seu trabalho como nail designer. Participante do Grupo Folclórico Blumen Der Erde, seu sonho sempre foi participar do concurso. Maria Eduarda considera a cultura alemã rica em história e arte, representando um equilíbrio entre herança cultural e influências contemporâneas.

Nínive Degen de Carvalho

Idade:20 anos
Onde mora: Vivendas do Imperador – Sede
Frase:  “[…] é preciso amar o inútil. […] plantar roseiras sem pensar em colher as rosas, escrever sem pensar em publicar, fazer coisas assim, sem esperar nada em troca. A distância mais curta entre dois pontos pode ser a linha reta, mas é nos caminhos curvos que se encontram as melhores coisas.”(Livro “Ciranda de pedra”, de Lygia Fagundes Telles)
Quem é: estudante de Direito, Nínive é apaixonada pela leitura, estudar, conhecer coisas novas e está sempre em busca de novos conhecimentos e experiências. Desde criança acompanha o concurso da Sommerfest, tendo participado, inclusive, em 2014, na categoria juvenil. Para ela, a Sommerfest é apenas uma pequena parte de todas as coisas excepcionais que a cultura alemã propicia como, por exemplo, a dança que ocupa uma parte importante em sua vida e em seu coração. Nínive é integrante do Grupo Bergfreude, onde fez amizades e também aproveita um tempo de qualidade em família com seus pais, que também fazem parte do grupo.

Raissa Klein de Almeida

Idade:18 anos
Onde mora: Biriricas
Frase: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” (Livro “O Pequeno Príncipe”)
Quem é: Raissa pratica futsal e basquete e gosta de ler livros de romance e ficção. Admira o resgate cultural que a Sommerfest proporciona e tem contato com a cultura alemã desde o seu nascimento. Um fato curioso, inclusive, é que Raissa mora pertinho do Marco da Colonização Alemã, em Biriricas. Descendente de alemães por parte de mãe (família Klein) e de pai (família Baumgarten), identifica a valorização da cultura alemã nas danças folclóricas, eventos festivos, culinária e arquitetura.

Stéfany Klein Littig

Idade:19 anos
Onde mora: Sede
Frase: A vida é um teste, você vai aos poucos. Você não desiste, você cresce!
Quem é: Stéfany é estudante de Biomedicina e é apaixonada por viagens e conhecer novas culturas. Gosta de ir ao cinema e de um bom café da tarde aos finais de semana. Sua escolha de participar do concurso veio da vontade de representar a cultura alemã que herdou da família e que se mantém viva no município, que sempre se preocupa em influenciar os jovens para que não esqueçam das origens de nossos colonizadores, valorizando os costumes típicos como os grupos de dança, dos quais já fez parte quando mais nova; além da culinária tradicional desta festa.

Texto/ Fotos: Assessoria de Comunicação/PMDM

Veja também

prefeitura-de-marechal

Prefeitura de Marechal Floriano realiza audiência pública para apresentação Lei orçamentária de 2025

mundo-24-04-ft-JIM-WATSON

EUA promete enviar ajuda militar à Ucrânia nas próximas horas

politica-24-04-freepik-arma

Projeto quer estabelecer multa para crimes com arma de fogo

agro-24-04-ft-Arquivo-Paulo-Cordeiro

Agricultores familiares acessam políticas públicas de comercialização e melhoram renda com apoio do Incaper

geral-24-04-ft-div

Projeto Jovem Perito da Polícia Científica está com agenda de 2024 aberta

saude-24-04-ft-freepik

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo

geral-23-04-Foto-Osvaldo-Paula-Galote-Junior

Dia Mundial do Livro: leitura transformou a vida de um jovem em Domingos Martins

geral-23-04-ft-div

Programa Acredita começa hoje e prevê facilidade aos MEIs em negociação de dívidas