Edital do programa de formação na Atenção Primária tem inscrições prorrogadas

Publicado em 21/01/2024 às 06:00

Compartilhe

saude

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), prorrogou as inscrições para a formação de médicos no Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Agora, os interessados terão até o próximo dia 28 de janeiro para se inscrever. O número de vagas aumentou de 43 para 46 e a atuação está distribuída em 35 municípios capixabas, além do cadastro de reserva.

As inscrições podem ser feitas pelo site do ICEPi, no link https://icepi.es.gov.br/editais/abertos. O edital ICEPi/SESA Nº 004/2024 pode ser consultado no mesmo endereço eletrônico.
Serão reservados aos candidatos negros e indígenas o percentual de 20% das vagas existentes, conforme disposição expressa na Lei Estadual nº 12.010, de 21 de dezembro de 2023.

As vagas são destinadas à Formação pelo Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, que faz parte do Qualifica-APS, para a formação na área de Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde (APS). O valor das bolsas pode chegar a R$ 15 mil e o curso tem quatro anos de duração.

Qualifica-APS

O Qualifica-APS tem como objetivo promover a cooperação entre o Estado e os municípios para a formação de profissionais na Atenção Primária.

Os grandes diferenciais do programa são a utilização de metodologias inovadoras de ensino, o estímulo a iniciativas de pesquisas aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a diminuição da carência de profissionais em regiões de dificuldade de fixação, aumentando a oferta de profissionais de saúde no maior número de municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem