Domingos Martins registra menor temperatura do Estado em 2025

Publicado em 07/07/2025 às 14:33

Compartilhe

termonetro de temperatura baixa- foto divulgação

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

A Região Serrana do Espírito Santo enfrentou madrugadas congelantes nos últimos dias. Aracê, em Domingos Martins, registrou 4,7°C no domingo (6) e 4,8°C na madrugada desta segunda-feira (7). A marca é, até o momento, a menor temperatura do estado em 2025, de acordo com dados oficiais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O frio atípico também foi sentido em outras cidades serranas: Venda Nova do Imigrante marcou 7,7°C nesta segunda-feira (7), enquanto Afonso Cláudio chegou a 9,7°C no sábado (6) e Santa Teresa atingiu 9,6°C nesta segunda. Em Pedra Azul, a madrugada de domingo para segunda (7) também foi gelada, com os termômetros apontando 5°C.

Segundo o Incaper, essas temperaturas estão abaixo da média histórica para julho, que normalmente varia entre 8°C e 10°C em áreas de maior altitude. Embora não sejam inéditas, marcas próximas de 5°C são incomuns e geralmente associadas à forte presença de massas de ar polar.

Em Santa Maria, distrito de Marechal Floriano, termômetros em propriedades rurais chegaram a registrar temperaturas menores que 5º

C. Os cafeicultores Maria da Penha e Cezar Huber não conseguiram trabalhar nas lavouras logo cedo, pois o orvalho que acumulava nas folhas do cafezal quase “congelavam” os dedos. “Esfriou muito e só depois que o sol chega nos pés de café conseguimos colher os grãos”, relatou Cezar.

O que causou o resfriamento?

De acordo com o Incaper, a queda acentuada nas temperaturas foi provocada por uma combinação de fatores meteorológicos. Uma massa de ar polar de origem antártica avançou sobre o Sudeste, atingindo o Espírito Santo. Além disso, o céu limpo e a baixa umidade favorecem a perda rápida de calor durante a noite, especialmente em áreas elevadas, como os vales da serra capixaba.

A altitude também foi determinante. Quanto mais elevada a região, menor tende a ser a temperatura. Isso explica por que localidades como Aracê, situadas acima dos mil metros, em alguns pontos, sentiram com mais intensidade o impacto da frente fria.

Com temperaturas tão baixas, o risco de geada não está descartado. O Incaper aponta que, até esta terça-feira (8), há chance de geada fraca em pontos isolados da serra, especialmente em vales e áreas mais altas de Domingos Martins e Marechal Floriano. Produtores rurais devem ficar atentos a possíveis danos em cultivos sensíveis, como hortaliças e café.

Previsão para os próximos dias

Apesar do frio registrado no fim de semana e início desta semana, a tendência é de elevação gradual das temperaturas. A partir desta terça (8), as mínimas começam a subir, e não há previsão de novas quedas bruscas.

O tempo deve permanecer firme até quarta-feira (9), com predomínio de sol e madrugadas ainda frias, mas com menos intensidade. A partir de quinta-feira (10), a umidade aumenta e pode trazer pancadas rápidas de chuva em algumas regiões.

Veja também

2ª edição do Feirão do Turismo capa

Setur participa do Salão do Turismo: Conhecendo o Brasil 2025 em São Paulo

saúde operação freepik

Hospital Estadual Central lidera tratamento de AVC no SUS e registra menor taxa de mortalidade do País

agronegócio- freepik

Selo Verde-ES garante transparência ambiental e abre portas para mercados exigentes

casa grande

Espírito Santo adere ao programa Contrata+Brasil

capa

Comunidade da Paz celebra 124 anos com festa em Domingos Martins

HQF_6296_Original

Personalidades e instituições recebem Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes

rampa

Alfredo Chaves inicia pavimentação de acesso à rampa de voo livre de Cachoeira Alta

SARAMPO

Brasil completa duas semanas sem novos casos de sarampo