Domingos Martins recebe selo diamante em reconhecimento à transparência e governança no município

Publicado em 25/01/2024 às 11:31

Compartilhe

pmdm-25-01-selo

O município de Domingos Martins recebeu, na manhã de ontem (24), o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública. O selo é um reconhecimento ao desempenho da prefeitura no ano de 2023 em transparência e dados sobre as finanças e orçamento municipais, normas de proteção, participação social, entre outros critérios avaliados pelas instituições.

Em 2023, 29 municípios foram reconhecidos pelo selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública em 2023, divididos nas categorias: bronze, prata, ouro e diamante. Desses, 12 receberam o selo Diamante, entre eles Domingos Martins.

O prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, enfatizou a relevância do trabalho em equipe na conquista do selo ao município e expressou sua gratidão aos institutos pelo reconhecimento. “Este é um momento crucial para nosso município. Se Domingos Martins está sendo reconhecido, é mérito de todos nós. A prefeitura não realiza nada sem uma equipe competente, honesta e dedicada ao trabalho”, afirmou o prefeito Wanzete Krüger.

A distinção ocorre anualmente baseada nos dados compilados pelo Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, desenvolvido pela entidade Transparência Capixaba. A metodologia empregada para este ranking está fundamentada nos princípios da Transparência Internacional – Brasil.

A controladora-geral de Domingos Martins, Márcia D’Assumpção, ressaltou a importância do recebimento do Selo Diamante. “É um reconhecimento do trabalho realizado todos os anos pelo Controle Interno, com as secretarias municipais, buscando a máxima transparência na administração municipal e estamos muito orgulhosos de estar entre os 12 municípios que receberam esse reconhecimento”, afirmou Márcia.

O Ranking de Transparência e Governança Pública também avalia o quanto as prefeituras se esforçam para criar canais de participação da sociedade. Dessa forma, são verificadas plataformas para recebimento de denúncias anônimas e solicitação de informações, uso de redes sociais e oportunidades de participação da população na discussão do orçamento.

Estiveram presentes na entrega do Selo o diretor Administrativo da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Bruno Carvalho; o diretor de Gestão Pública ES em Ação, Fernando Saliba; a analista de Desenvolvimento e Projetos do ES em Ação e associada da Transparência Capixaba, Natallie Reikda; a controladora-geral de Domingos Martins Márcia D’Assumpção; a auditora interna Franciele Holz; e a auxiliar administrativa Anna Carolina Souza, da equipe da Controladoria Geral do município.

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem