Domingos Martins realiza Dia D da Vacinação contra Poliomielite neste sábado (08)

Publicado em 07/06/2024 às 14:23

Compartilhe

saude-23-05-ft-Fernando-Frazao-Angencia-Brasil-vacina

Texto: Bruno Caetano/ Foto: Fernando Frazão

Seguindo o calendário nacional de imunização, Unidades de Saúde iniciaram campanha de vacinação contra a paralisia infantil em nove distritos de Domingos Martins. Para reforçar a campanha, amanhã (08) acontece o dia D de vacinação contra a poliomielite, das 8h às 15h. Neste dia, a vacinação será exclusivamente para as crianças menores de cinco anos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que se iniciou em 27 de maio, segue até 14 de junho e acontece em Barcelos, Biriricas, Melgaço, Paraju, Pedra Azul, Ponto Alto, Santa Isabel, Tijuco Preto e Sede. A programação é estendida no dia D para pais que têm dificuldade de levar seus filhos no horário de expediente normal.

Em 2023, a Cobertura Vacinal de Poliomielite em Domingos Martins atingiu 99,76%, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. O resultado fica acima da meta para as vacinas de rotina, que é de 95%.

O último registro da doença no Brasil foi em 1989. No entanto, em 2023, o Ministério classificou a doença como alto risco para reintrodução do vírus. Para isso, números maiores de doses estão sendo distribuídos para os municípios. Domingo Martins, em 2024, já recebeu 1.800 doses de vacina contra a poliomielite.

A enfermeira referência de Imunização Municipal, Karina Degen, explica que o esquema vacinal é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aos dois, quatro e seis meses de vida, e com mais duas doses de reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de cinco anos. “A vacinação contra a poliomielite é a única maneira de prevenir a doença e proteger a pessoa vacinada contra o vírus, fornecendo imunidade”, disse Karina Degen.

POLIOMIELITE –A poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada pelo poliovírus que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio da via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um veículo comum (por exemplo, água ou alimentos contaminados) e multiplica-se no intestino.

A vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, principalmente, após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.

Veja também

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo