Domingos Martins conta com 29 novos agentes comunitários de saúde

Publicado em 10/05/2024 às 08:32

Compartilhe

saude-10-05-pmdm

Moradores de Domingos Martins passam a contar com o atendimento de 29 novos agentes comunitários de saúde, que já deram início às suas atividades como servidores municipais. Selecionados através de um processo seletivo simplificado, esses profissionais assumem o compromisso de ampliar a cobertura da atenção básica à saúde no município, preenchendo lacunas em áreas que ainda não contavam com a presença desses profissionais.

Com a adição desses novos agentes, o município, que anteriormente contava com 31 agentes, agora tem um total de 60 pessoas dedicadas a garantir que os serviços de saúde cheguem à população com ainda mais qualidade e eficiência. O primeiro dia de trabalho foi marcado por uma jornada de aprendizado intensa. Reunidos no auditório da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Mariano Ferreira de Nazareth, os novos agentes foram recepcionados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e participaram de uma série de atividades de capacitação.

Sob a orientação da secretária de Saúde Zuleide Maria Cardozo, eles receberam instruções sobre a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, foram treinados na utilização da plataforma digital utilizada pelos agentes, com o gerente de tecnologia da informação Marcelo Koehler. Também receberam informações práticas sobre as atividades que irão desempenhar em serviço com a gerente de Atenção Primária à Saúde, Laura Pansini.

Além disso, o grupo teve a oportunidade de compreender os diferentes tipos de vigilância realizados no município em uma sessão conduzida pela enfermeira Karina Degen e pelo médico veterinário Roberto Bello Dias. Por fim, receberam treinamento em noções de primeiros socorros, ministrado pelo sargento do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Daniel Waiandt.

No segundo dia de atuação, os novos agentes se encontraram com os enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde de suas respectivas áreas de cobertura, para entenderem a dinâmica de trabalho regional. Num primeiro momento, eles concentrarão esforços na atualização cadastral dos moradores de cada localidade e na análise de vulnerabilidade dos pacientes, a fim de definir as prioridades de acompanhamento.

Além disso, serão o elo entre a comunidade e as equipes das unidades de saúde, contribuindo para o estabelecimento de estratégias multidisciplinares em saúde, com base nos diagnósticos realizados junto à população.

Fonte e Fotos: PMDM

Veja também

geral-22-05-ft-Instituto-Kautsky-Roberto-Kautsky

Eventos celebram o centenário do botânico martinense Roberto Anselmo Kautsky

geral-22-05-ft-freepik-auditorio

Semana Nacional do MEI chega nas montanhas com capacitações para microempreendedores

esportes-22-05-ft-div-atleta-jiu-jitsu

Atleta martinense representa município em competição internacional de jiu-jitsu

geral-22-02-Joedson-Alves-agencia-Brasil

Começa amanhã consulta ao maior lote de restituição do IR da história

mat-paga-22-05-mundo-ft-freepik

Descubra por que Blockchains ainda não dominaram todas as indústrias (e como isso pode mudar)

geral-22-05-ft-div-filhote-veado

Filhote de veado é tratado com mamadeira em Marechal Floriano após ser encontrado ferido

video-22-05-ft-divulgacao-grupo-danca-feminino

Grupo de danças italianas formado por mulheres é criado em Marechal Floriano

cultura-22-05-ft-divulgacao-grupo-danca-feminino

Marechal Floriano ganha novo grupo folclórico italiano feminino