Divulgado Mapa Brasileiro do Turismo Responsável

Publicado em 07/12/2022 às 14:41

Compartilhe

Divulgado-Mapa-Brasileiro-do-Turismo-Responsavel

Destacar roteiros, experiências e destinos turísticos de todo o país com boas práticas de sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística e estimular a difusão das ações. Este é o objetivo do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, lançado no sábado (03/12) pelo Ministério do Turismo na cerimônia de entrega do 10º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, realizada em Campo Grande (MS) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

Trata-se de uma ferramenta online interativa que compila dados das principais iniciativas do tipo no território nacional, permitindo a geração de gráficos, tabelas e planilhas com informações detalhadas de cada iniciativa (Acesse AQUI o Mapa). O sistema, que inicialmente lista 168 projetos, serve de referência para novas soluções e investimentos públicos e privados na área, além de representar uma importante fonte de consulta a turistas e à sociedade em geral.

O mapeamento é fruto de ampla pesquisa, com consultas a órgãos oficiais de Turismo estaduais e municipais. Os dados, passíveis de atualização, abrangem, entre outros, projetos consagrados no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, bem como detentores da Bandeira Azul, certificação internacional voltada a praias, marinas e embarcações turísticas que, comprovadamente, seguem critérios de gestão ambiental e de responsabilidade social.

O Mapa Brasileiro do Turismo Responsável é uma das ações previstas no Projeto “Brasil, essa é nossa praia!”, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A ação busca orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade por administradores públicos, a comunidade local e os próprios turistas.

CONCEITOS – O turismo responsável envolve práticas de turismo sustentável que proporcionem experiências positivas entre a população local, a iniciativa privada, os turistas e o poder público. Já o turismo de base comunitária preza pelo protagonismo das comunidades anfitriãs no desenvolvimento do setor, com o compromisso de gerar benefícios coletivos, valorizar a cultura local, proteger a natureza e proporcionar a troca de experiências com visitantes.

A segurança turística, por sua vez, engloba diversas dimensões que impactam o bem-estar de turistas, prestadores de serviços na área e a comunidade local receptora. Além da segurança pública, o conceito engloba quesitos como a vigilância sanitária, a prevenção à exploração de crianças e adolescentes no turismo, as boas relações de consumo e a defesa civil, entre outros.

PREMIAÇÃO – O 10º Prêmio Braztoa consagrou 10 iniciativas consideradas as melhores práticas sustentáveis de toda a cadeia do turismo nacional, no tripé social, ambiental e econômico. (Conheça AQUI os vencedores). A premiação, cujo júri conta com a participação do MTur, é o principal reconhecimento em turismo sustentável do Brasil e se divide em três categorias: Operadoras Associadas, Parceiros de Negócios e Parceiros Institucionais.

Com informações do Ministério do Turismo.

Fonte: Governo ES

Veja também

Mulher-cai-no-rio

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS-DM

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Ultimos-dias-para-inscricao-de-trabalhos-cientificos-academicos-na-Favesu-2024

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

silvicultura

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf-1

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados