Diversão garantida: Estado reúne roteiros de lazer e aventura para todas as idades

Publicado em 16/09/2025 às 15:28

Compartilhe

Rampa de voo livre - Pancas

Fotos: Acervo da Setur

Com um território privilegiado pela diversidade e particularidade, o Espírito Santo é um dos destinos turísticos mais atrativos do Brasil. De praias, montanhas e cachoeiras até estátuas monumentais, o Estado oferece opções para todos os gostos, com atrativos naturais, culturais e uma culinária riquíssima. A Secretaria do Turismo (Setur) preparou uma seleção com cinco destinos imperdíveis para boas aventuras, que prometem conquistar o seu coração.

Ibiraçu

A Estátua do Grande Buda, em Ibiraçu, está entre os destinos mais procurados. O monumento tem 35 metros de altura e pesa 350 toneladas, sendo feito de ferro, aço e concreto. É a maior imagem já esculpida de um Buda no Ocidente, ficando atrás apenas da estátua localizada em Hong Kong.

Idealizado pelo escultor Genésio Gomes Moura, conhecido como Ceará, o projeto teve início em 2018 e foi concluído em 2020. A estátua foi erguida na Praça Torii, no Mosteiro Zen Morro da Vargem. A visitação é gratuita e permitida durante toda a semana, porém não é permitida a entrada de animais. O local atrai mais de 500 mil visitantes por ano.

Na praça, foi construído um Jardim Zen, composto por areia, pedriscos e pedras. É um espaço contemplativo, cujo desenho dos pedriscos sugere o movimento da água, enquanto as pedras representam ilhas, formando o que se chama de “lago da serenidade”.


Guarapari

Uma ótima opção para quem desce pelo litoral sul é a Rota da Ferradura, em Buenos Aires, distrito de Guarapari. A cerca de 15 minutos do mar, esse circuito gastronômico une natureza e experiências que vão muito além das praias deste famoso balneário.
O ar fresco e o verde da mata preservada tornam o roteiro ainda mais encantador. A região conta com diversas opções de hospedagem, ideais para quem deseja se desconectar da correria das grandes cidades.

Entre as atrações naturais, destacam-se os lagos e as trilhas, mas as cachoeiras do circuito são, sem dúvida, as mais procuradas pelos turistas. São duas principais: a Cachoeira de Buenos Aires, também conhecida como Cachoeira do Turco ou do Barbudo, com uma queda d’água de 37 metros, e a Cachoeira do Pernambuco. Ambas formam cenários deslumbrantes.

Domingos Martins

O terceiro destino mais visitado são as Montanhas Capixabas. Domingos Martins é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e de paisagens ao ar livre. Com clima ameno, especialmente no Inverno, os passeios vão além das trilhas e incluem experiências culturais e gastronômicas.

A grande novidade da região é Pindobas, o primeiro distrito turístico oficial do Espírito Santo. Uma excelente oportunidade para vivenciar o agroturismo, com visitas a fazendas históricas, experiências típicas da época da imigração italiana e paisagens encantadoras.

Caparaó

Na região do Caparaó, os municípios de Iúna e Dores do Rio Preto se destacam pelo acesso ao Parque Nacional do Caparaó e ao Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil.

Não deixe de incluir na programação a Travessia dos Sete Cumes, um verdadeiro desafio para quem curte aventura. O circuito de trekking tem 60 quilômetros e dura quatro dias e três noites, passando pelos sete picos da região. É uma experiência intensa — e é bom se preparar para o frio.

Pancas

Um destino ainda pouco conhecido, mas que tem sido bastante procurado pelos turistas, é Pancas. Com suas quedas d’água e poços de águas cristalinas, a região forma verdadeiros tobogãs naturais.

Uma curiosidade é que a região também sedia festivais de balonismo. A Rampa da Lajinha é um ponto turístico famoso na cidade, especialmente para a prática de voo livre, como parapente e asa-delta.

Além disso, a maior tirolesa do Espírito Santo está localizada na região — ideal para quem busca adrenalina e contato com a natureza.

“Fica aqui nosso convite para você, seus familiares e amigos conhecerem de perto as belezas naturais do Espírito Santo. Realizando passeios como esses, vocês terão a oportunidade de viver experiências únicas, conhecer curiosidades históricas, culturais e saborear o melhor da gastronomia capixaba, além de criar memórias inesquecíveis ao longo do caminho”, disse o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Setur

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos