Diretor da OMS quer Brasil como fornecedor de vacinas contra a dengue

Publicado em 07/02/2024 às 13:40

Compartilhe

brasil-07-02-freepik-vacina

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, sugeriu ao presidente Lula uma parceria para fabricar vacinas brasileiras contra a dengue. Ele quer que o Brasil se torne um fornecedor global dessas vacinas, usando o Instituto Butantan e a Fiocruz.

A vacina contra a dengue do Butantan está na última fase de testes e deve ser autorizada pela Anvisa no início de 2025. Ela é de dose única e tem eficácia de 79,6%, similar à vacina Qdenga (80,2%) que estará disponível no SUS a partir de fevereiro.

Lula, Adhanom e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se encontraram no Palácio do Planalto na segunda-feira. Adhanom está no Brasil até quarta-feira, quando terá reuniões com Trindade e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Ele também participará do lançamento do Programa Nacional para eliminar doenças associadas à pobreza, como tuberculose, malária, HIV e hanseníase.

O Ministério da Saúde está buscando parcerias com a Takeda, produtora da vacina Qdenga, o Butantan e a Fiocruz, para transferência de tecnologia e aumentar a produção.

Assim como foi feito com as vacinas contra a Covid-19, o governo brasileiro poderá comprar diretamente das produtoras nacionais, reduzindo custos e aumentando a capacidade de produção.

O preço da Qdenga, R$ 170 por dose, é considerado alto pelo ministério em comparação com outras vacinas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A ministra da Saúde se reuniu com o diretor do Butantan e o presidente da Fiocruz para discutir o assunto no sábado. A baixa capacidade de produção da Takeda é o principal motivo para as restrições de idade e região na vacinação, que começará em fevereiro.

Fonte: Portal IG/ Foto: Freepik

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana