Desoneração da folha: relator dá parecer favorável à prorrogação até 2026

Publicado em 11/11/2021 às 06:50

Compartilhe

104512


source
Expectativa do deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) é que proposta seja analisada na próxima semana pela CCJ
Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Expectativa do deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) é que proposta seja analisada na próxima semana pela CCJ

O deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG) apresentou nesta quarta-feira um relatório favorável ao projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia que mais empregam trabalhadores.

Freitas é o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Ele já havia apresentado o mesmo parecer no dia 4 de outubro, mas retirou o texto do sistema. Segundo o parlamentar, a estratégia visava conseguir um acordo para a votação.

A expectativa de Freitas é que a proposta seja analisada na próxima quarta-feira pelo colegiado de forma conclusiva, isto é, sem apresentação de recurso ao plenário. Se isso acontecer, o texto seguirá para o Senado após aprovação na comissão.

A desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.

Leia Também

Entre os 17 setores da economia que podem aderir a esse modelo estão as indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário.

A desoneração está prevista para acabar no fim deste ano. O projeto, de autoria do deputado Efraim Filho (DEM-PB), amplia a medida até 31 de dezembro de 2026. A proposta foi aprovada pela comissão de Finanças e Tributação em setembro deste ano.

Leia Também

“Temos conversado frequentemente com o presidente da Câmara, e há um compromisso do presidente Arthur Lira no sentido de pautarmos já na próxima quarta-feira e fazermos com que essa matéria, de fato, seja terminativa na CCJ, sem recursos ao plenário, agilizando, portanto, a sua tramitação”, disse Freitas, ao Jornal Nacional.

Em seu parecer, o deputado destacou que a proposta “vai ao encontro da necessidade de alavancar a economia brasileira no contexto em que o país vive”.

“Em circunstâncias normais, sabemos que a carga tributária elevada que incide sobre a folha de pagamentos gera informalidade no mercado de trabalho. Lado outro, aumenta os custos das empresas brasileiras e piora a posição competitiva do país. Contudo, o país ainda passa por uma pandemia, imbuído de incertezas e sofrendo com uma economia que, ao contrário do que se esperava, teima em patinar, com alta inflação e dificuldade de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Nessa situação, nós parlamentares temos a obrigação de agir”, escreveu.

Veja também

Festuris

Nomes de peso serão os painelistas do Meeting Festuris

chuva es

Nova frente fria intensifica chuva nos próximos dias no Sudeste

corpo de bombeiros

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas de combate a incêndio, ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

aedes aegypti

Ministério da Saúde lança campanha nacional de controle da dengue, zika e chikungunya

ronan fisioterapeuta

Justiça acata pedido de cassação de diploma de prefeito eleito em Santa Maria de Jetibá

ifes onibus atolado. 11

Ônibus escolar atola e estudantes precisam empurrar veículo a caminho do IFES

Corrida DM

Corrida de rua em Domingos Martins terá percursos para crianças e adultos

Drums, cymbals, hi hat on a beautiful background in the recording Studio. Room for musicians ' rehearsals. The concept of musical creativity and show business.

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba