Deputados aprovam a criação da nova rota turística das montanhas capixabas 

Publicado em 14/03/2023 às 08:00

Compartilhe

Deputados-aprovam-a-criacao-da-nova-rota-turistica-das-montanhas-capixabas-

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) aprovou, ontem (13), o Projeto de Lei (PL) 9/2023, de autoria do deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania), que cria a Rota Azul, um estímulo a mais para desenvolver o turismo nos municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo, na Região Serrana do Estado.

Por meio da proposta, que antes de ser aprovada em plenário passou pelas comissões de Justiça, Turismo e Finanças, o Estado ganhará uma nova rota de 30,5 quilômetros de extensão, que terá início no quilômetro 72 da rodovia estadual ES-164, em Domingos Martins. Em seguida, passa por Venda Nova do Imigrante e é encerrada no Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo.

Gandini comemorou a aprovação do projeto pelos colegas e destacou que, como os municípios receberam influência das colonizações alemã e italiana e possuem alta frequência de turistas do Brasil e de outros países, com relevante interesse cultural, a aprovação fortalece ainda mais o turismo capixaba.  

Segundo o parlamentar, a proposição, além de fomentar a atividade econômica do turismo, fortalece os produtores da agricultura familiar com novas opções de renda no turismo rural.

Para ele, trata-se de “um roteiro que convida visitantes, turistas e a população de modo geral a conhecerem o melhor da natureza dos três municípios das montanhas capixabas, objetivando integrar as propriedades rurais, agroindústrias, empreendimentos e as belezas naturais”.

A empresária Roberta Aguilar, uma das proprietárias do Grupo Khas, que abriu um espaço em 2020 e, além de produzir lavandas e cafés especiais, também realiza experiências criativas e imersivas com arte no local, está confiante com a aprovação da Rota Azul pela Assembleia Legislativa.

“Há três anos, criamos um movimento particular de alguns empreendimentos, de forma voluntária. O sonho era tornar a Pedra Azul, Alto Caxixe, Braço do Sul e Forno Grande como importantes destinos turísticos nacionais. Unidos, criamos um grupo com o desejo de fazer acontecer. Agora, este sonho está mais perto de virar realidade”, declarou Roberta, destacando o papel de articulação de Gandini.  

Segundo ela, o deputado Gandini foi fundamental porque desarquivou o projeto e lutou pela sua aprovação. “A atuação dele foi muito célere. Ele veio na inauguração da rota, que também foi muito importante, e já temos o projeto de lei aprovado”, vibrou.  

Mas para a empresária, além do governador Renato Casagrande (PSB) ter de sancionar a proposta no prazo de até 15 dias, é preciso o olhar do poder público para a necessidade de ter mais infraestrutura na região, com telefonia, internet e estradas em perfeito estado.

 PAVIMENTAÇÃO – Com a criação da rota, os empresários da região têm a expectativa que as prefeituras e o governo do Estado façam a pavimentação dos 19 quilômetros que faltam para complementar os 30,5 quilômetros totais que conectam os mais de 50 empreendimentos da rota. Além de contribuir para o turismo, a pavimentação deve auxiliar no escoamento de produtos agrícolas da região.

Segundo a empresária, os empreendimentos da região não enfrentam mais dificuldades em relação à localização porque a rota já se tornou conhecida por muitos turistas. No entanto, um dos problemas é a falta de infraestrutura para atender as demandas do agroturismo e dos moradores.

“Com os frequentes buracos durante as chuvas, os turistas e os trabalhadores não conseguem chegar por conta das estradas. Nós sempre precisamos pedir às prefeituras para fazer as manutenções e com a pavimentação os problemas serão reduzidos drasticamente”, declarou.

Para minimizar os impactos, uma parte dos empresários se reuniu em janeiro com representantes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) em busca de uma solução, mas o problema ainda não foi resolvido.

Veja também

81435ee3-9b0c-465a-b582-f8e3d57d656b

Saúde lança campanha contra fumo e reforça proibição de cigarros eletrônicos

WhatsApp-Image-2025-05-28-at-09.59.24

Governo do Estado anuncia ampliação da oferta de cirurgias de quadril

Connection-Rafael-Cavalli-4-1024x683

Produtos com indicação geográfica serão destaque em Gramado a partir desta quarta-feira

bovinos_alimentacao

TecLeite chega à 7ª edição com foco em sustentabilidade e sucessão familiar na pecuária leiteira

3168

Suspensão de vistos e análise de redes sociais geram críticas a governo dos EUA

984194-mg09112015-_wdo7509

Samarco prorroga adesão ao Programa Indenizatório Definitivo até 4 de julho

dji_0982

INSS garante ressarcimento de descontos ilegais até 31 de dezembro

fiscalização_santa maria de jetiba (2)

‘Maio Amarelo’: Fiscalização em Santa Maria de Jetibá registra mais de 180 infrações de trânsito