Dança, música e muita alegria marcam o XI Encontro da Cultura Italiana de Araguaya
Publicado em 07/08/2018 às 13:51
O XI Encontro da Cultura Italiana, em Araguaya, foi marcado por muita alegria, cores, dança, música e pela saborosa culinária, tão presente nas famílias que colonizaram a charmosa vila, distrito de Marechal Floriano.
A abertura da festa aconteceu na sexta-feira (03), com a bonita apresentação do Coral Più Bello, e um belo show pirotécnico. Participaram da abertura oficial o prefeito Cacau Lorenzoni, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt, a secretária municipal de Educação e Esportes, Edia Klippel Littig, o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Toninho Malini, o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, e o vereador Cezinha Ronchi.
O padre Josemar Stein deu uma bênção especial para a abertura da festa. Em seguida, Mirano Schuler, Mania Sertaneja e Vando e Júnior ficaram por conta da parte musical.
No sábado (04), pela manhã, a programação começou com a tradicional Picada do Nonno, partindo de São Marcos (Alfredo Chaves) e chegada em Araguaya. Na tarde de sábado, outro destaque da programação foi o jogo comemorativo de 100 anos do Esporte Clube Araguaya, na categoria Master. O anfitrião derrotou o ex-profissionais do Rio Branco AC por 4 x 3. Os gols do Araguaya foram de Robiel Klippel (2), Ademir Malavazi (1), e o último, de cabeça, do prefeito Cacau Lorenzoni. “Esse jogo é histórico”, ressaltou o prefeito, ao final da partida.
Ainda no sábado, belíssimas apresentações dos grupos de Dança Italiana Piccoli Granelli (de Araguaya) e Piccolo Pavone (de Vila Pavão). Mas o momento mais aguardado foi o Desfile Dei Bambini, Ragazze e Bravi Ragazzi de Araguaya. As crianças e adolescentes que desfilaram, apresentaram ao público objetos de grande valor histórico e sentimental, que acompanham as famílias por várias gerações. A banda Brasitália colocou todo mundo para dançar, num show de integração com crianças e adultos.
O domingo (05) começou com a Santa Missa em Italiano, celebrada pelo padre Josemar Stein, no mesmo local da festa. A cerimônia teve a participação do Coral Più Bello. Logo após, o coral, que é regido pelo maestro Max Carvalho, repetiu a apresentação da abertura, encantando o público.
Durante a festa, o prefeito Cacau Lorenzoni assinou a ordem de serviço para a conclusão da Quadra Poliesportiva de Araguaia. Além disso, foram anunciados outros benefícios para a comunidade, como o calçamento de ruas e a reforma da praça.
O momento “fofura” da festa foi a apresentação das crianças de 3 a 5 anos, que ensaiaram duas coreografias especialmente para o Encontro da Cultura Italiana. O sucesso dos pequeninos foi tanto, que eles tiveram direito a repetir a dança. Também arrancaram aplausos do público os grupos Piccinini dei Monti, Piccolo Pavone e Circolo Trentino de Santa Teresa.
A atração mais esperada da festa foi o Desfile das Famílias de Araguaya, homenageando os primeiros italianos que chegaram à vila. Foram momentos emocionantes, de resgate da cultura e das tradições dos antepassados. Araguaya tem, hoje, o maior acervo da Cultura Italiana do Espírito Santo.
O XI Encontro da Cultura Italiana de Araguaya tem o apoio da Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Profissional do Himaba destaca a importância da amamentação como aliada contra as doenças respiratórias
Iema regulamenta procedimento para conversão de condicionantes de medida compensatória em regularização fundiária de Unidades de Conservação
Ministério da Saúde adota tecnologia brasileira para garantir mais cuidados a prematuros por meio de análise da pele dos pés de bebês
Veja também
Profissional do Himaba destaca a importância da amamentação como aliada contra as doenças respiratórias
Iema regulamenta procedimento para conversão de condicionantes de medida compensatória em regularização fundiária de Unidades de Conservação