Curso sobre promoção da atividade física na atenção primária vai abrir inscrições no dia 4 de agosto

Publicado em 06/08/2023 às 06:00

Compartilhe

atividade-fisica

A partir do dia 4 de agosto, estarão abertas as inscrições para o curso ‘Promoção da atividade física na Atenção Primária à Saúde e sua inserção nos instrumentos de planejamento e de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)’. A capacitação é destinada aos gestores e aos profissionais de saúde da APS, além de pesquisadores, professores e estudantes, e será disponibilizada na modalidade à distância autoinstrucional, por meio da plataforma UNA-SUS.

O objetivo é ampliar a compreensão do público sobre a importância da promoção da atividade física, que deve ser pensada, discutida, analisada, implantada, implementada, monitorada e avaliada como prioridade nos ciclos das políticas públicas e inserida nos diferentes instrumentos de gestão do SUS.

A carga horária do curso é de 60 horas, distribuídas em quatro unidades temáticas. A primeira discutirá a importância da promoção da atividade física na agenda global da saúde pública e no SUS; a segunda unidade trará aportes para compreender as perspectivas econômicas e políticas da promoção da atividade física e o papel dos gestores do SUS; a terceira apontará os principais fatores que devem ser considerados no planejamento e na implementação de ações, programas e políticas de promoção da atividade física, de maneira a ampliar ou promover a efetiva oferta e o acesso a esse serviço na Atenção Primária à Saúde (APS). A quarta unidade trará elementos para pensar e incluir o monitoramento e avaliação como ferramentas do processo de gestão de ações, programas e políticas de promoção da atividade física.

Desenvolvido pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) e com o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc), a capacitação também possibilitará aos alunos compreender os benefícios da atividade física, quais ferramentas apoiam a produção integral do cuidado em saúde e como o acesso a essas práticas pode ser garantido.

Promoção da prática

A inserção da atividade física na rotina de uma pessoa é influenciada por diversos fatores, como os socioeconômicos, individuais, ambientais, culturais e políticos. Desta forma, promover o aumento dessa prática depende também da articulação entre os diferentes serviços e da constituição de uma rede de apoio e de ações intersetoriais e intrassetoriais para garantir maior acesso, acolhimento e cuidado a essas pessoas no âmbito da Atenção Primária no SUS.

Assim, a inserção da promoção da atividade física nos instrumentos de planejamento e de gestão do SUS se torna indispensável. Destaca-se que a Política Nacional de Promoção da Saúde, dentro dos seus objetivos específicos, reconhece a comunicação social como ferramenta fundamental para o fortalecimento do SUS, dos princípios e das ações desta política, bem como para promover a participação da população e gestores de saúde na defesa de políticas públicas saudáveis e efetivas.

O Ministério da Saúde possui o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, que traz recomendações para aumentar a prática de atividade física e reduzir o comportamento sedentário nos diferentes ciclos de vida, em gestantes e mulheres no pós-parto, em pessoas com deficiência e na educação física escolar, ressaltando que praticar qualquer atividade física, no tempo e no lugar em que for possível, é melhor que não praticar nenhuma atividade.

Priscilla Leonel

Ministério da Saúde

Veja também

geral-24-06-ft-Divulgacao-Ibama

Servidores federais ambientais iniciam greve

cultura-24-06-ft-Cicecro-italemanha

Preparativos para a Italemanha em ritmo acelerado em Marechal Floriano

geral-24-06-ft-div-gov-es

Recurso emergencial chega a empresas afetadas pelas chuvas no Espírito Santo

brasil-24-06-ft-Reproducao-Twitter-enchente-RS

Nível do Guaíba sobe 23 cm e prefeitura emite alerta para inundações no RS

saude-24-06-ft-freepik-vacina

Saúde reforça importância da vacinação contra sarampo àqueles que vão à Olimpíada de Paris

turismo-24-06-ft-divulgacao-Rota-dos-Queijos

Rota dos Queijos em João Neiva: uma jornada de sabor e tradição

politica-24-06-STF-porte-maconha

STF retoma julgamento sobre porte de maconha para consumo

mundo-24-06-ft-reproducao-portal-ig

Médico brasileiro sobrevive à acidente que vitimou 9 pessoas na Namíbia, incluindo sua esposa